Dia Mundial Sem Carro

Programas perto do metrô: Linha Amarela

Saiba como aproveitar a cidade usando apenas o transporte público

Por: Anna Carolina Oliveira - Atualizado em

Museu da Língua Portuguesa é o primeiro dedicado a um idioma no mundo
Museu da Língua Portuguesa é o primeiro dedicado a um idioma no mundo (Foto: Bia Parreiras)

De exposições e concertos a baladas e apresentações musicais, descubra as atrações próximas de algumas estações da nova linha paulistana. Para chegar a alguns endereços, como o Museu da Língua Portuguesa, nem é preciso caminhar muito  — em alguns minutos já está na bilheteria do local.

Abaixo, veja dez opções para curtir no Dia Mundial Sem Carro:

ESTAÇÃO LUZ

- Pinacoteca

No museu de arte mais antigo de São Paulo, ver uma das quatro mostras em cartaz. A restrospectiva do artista mineiro Willys de Castro, por exemplo, reúne 130 obras, entre telas, desenhos, estudos e tridimensionais.

Acervo da Pinacoteca do Estado
Acervo: segundo andar da Pinacoteca do Estado é dedicado à história da arte do país (Foto: Divulgação)

- Museu da Língua Portuguesa

Depois de passar pela Pinacoteca, é só atravessar a rua e pronto, você pode conferir um acervo todo dedicado ao nosso idioma. São três pisos, um deles dedicado apenas às mostras temporárias — já passaram por lá exibições sobre Oswald de Andrade, Fernando Pessoa, Clarice Lispector e outros. Nos outros andares, as atrações são permanentes e com forte apelo multimídia.

ESTAÇÃO REPÚBLICA

- Teatro Municipal

Neste sábado (22), é possível conferir de perto o compositor e pianista André Mehmari acompanhado por Nelson Rios, Betina Stegmann (violinos), Robert Suetholz (violoncelo) e Marcelo Jaffé (viola). Os instrumentistas dividem o palco para a execução de Angelus, peça de autoria do próprio Mehmari. O espetáculo começa às 16h.

Teatro Municipal
O Teatro Municipal: restaurado em 2011, após quase três anos em obras (Foto: Fernando Moraes)

- Cine Olido

Localizado na Avenida São João, as salas exibem principalmente filmes alternativos e festivais. Atualmente, o endereço abriga o Festival Indie — Mostra de Cinema Mundial, com entrada gratuita e retirada de ingresso na bilheteria com uma hora de antecedência.

ESTAÇÃO PAULISTA

- Espaço Itaú de Cinema – Augusta

Localizado na Rua Augusta, tem cinco salas. Com algumas sessões grátis, o destaque vai para a variedade de filmes no repertório, do independente ao clássico restaurado.

- Tom Jazz

Além da agitação por conta do ritmo que dá nome à casa, o endereço também possui um restaurante cujo menu inclui pratos quentes, saladas, entradas e sanduíches.

ESTAÇÃO FARIA LIMA

- Instituto Tomie Ohtake

A instituição é uma das opções para quem quer conhecer e apreciar diversas formas de arte. Hoje, abriga as mostras "Asger Jorn", "Thom Mayne" e "Paulo Bruscky".

ESTAÇÃO BUTANTÃ

- Instituto Butantan

Um dos maiores centros de pesquisa biomédica, a fundação possui extensa área cultural. No Museu de Biologia, o visitante pode conhecer diversas espécies de serpentes, aranhas, escorpiões e iguanas. O local ainda oferece oficinas para crianças e adultos.

- Carioca Club

O samba dá o tom na animada casa, que também é famosa por noites de zouk. Se você não sabe os passos da lambada caribenha, não tem problema. Na festas de quinta, quando toca o ritmo, professores ensinam coreografias básicas a partir das 20h45.

ESTAÇÃO PINHEIROS

O Salão de Baile Elétrico
'O Salão de Baile Elétrico': sexagenárias se descobrem confinadas em sua juventude (Foto: Divulgação)

- SESC Pinheiros

Abriga exposições e mostras, além de eventos musicais, esportivos e peças — algumas, inclusive, voltadas para as crianças. Neste sábado, é a última apresentação da tragicomédia "O Salão de Baile Elétrico".

Fonte: VEJA SÃO PAULO