Televisão

Leo: quem é o vencedor do reality culinário de maior sucesso na TV

A vida do primeiro homem a ganhar o MasterChef e os detalhes do restaurante que ele pretende abrir até o fim do ano

Por: Arnaldo Lorençato - Atualizado em

Leonardo Young Masterchef
Leonardo: expectativa para abrir o próprio negócio até o fim do ano (Foto: Divulgação)

Já era o início da madrugada da última quarta (24) quando a apresentadora Ana Paula Padrão revelou o nome do vencedor do MasterChef Brasil. Pela primeira vez em três edições consecutivas do reality culinário da Band, o ganhador foi um homem. O paulistano Leonardo Young, de 31 anos, derrotou na final a professora mineira Bruna Chaves (a temporada teve ao todo 46 participantes). Começava ali a maratona do campeão, também um fenômeno nas redes sociais.

No Twitter, a hashtag #ganhaleo indicava que, antes da decisão, 82% do público torcia para ele. O vitorioso, que já havia passado a noite da premiação em claro, enfrentou no dia seguinte uma pesada agenda de entrevistas. “Eu estava ‘virado’, mas encarei numa boa”, conta. Deu depoimentos às rádios e TVs do grupo Bandeirantes e ainda encontrou tempo para conversar com os repórteres dos principais jornais do país.

+ Descubra qual é melhor restaurante dos jurados MasterChef

Tanto holofote é resultado de seu desempenho ao longo dos 25 episódios da temporada. No processo de seleção, exibido no começo do programa, ele preparou um clássico espaguete à carbonara e convenceu o trio Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça. Nos demais capítulos, continuou mandando bem na cozinha. A convite da produção do MasterChef Brasil, fui jurado em uma prova levada ao ar no início de agosto e pude testemunhar o talento do rapaz.

Na ocasião, embora tenha ficado em segundo lugar, ele fez uma ótima reinterpretação do clássico filé à rossini, um bife com foie gras e trufas. Algumas vezes, no entanto, cometeu deslizes feios. No mais constrangedor deles, errou ao elaborar uma receita de família. O goulash que estava fazendo, para seu desespero, queimou na panela de pressão. Por sorte, os concorrentes deram um vexame ainda maior e Leonardo conseguiu passar de fase. “Mesmo nos momentos mais tensos, sempre acreditei na vitória”, diz.

Leonardo Young Masterchef
Avaliado pela jurada Paola Carosella na prova do sorvete artesanal (Foto: Divulgação)

Ainda na noite da premiação, aproveitou para anunciar que será o primeiro participante do reality a ter um restaurante. Para montar o negócio, associou-se à empresária Bel Pesce e ao blogueiro José Soares, do Do Pão ao Caviar. Eles abrirão a hamburgueria Zebeléo – reunião de sílabas do apelido de cada um –, na esquina das ruas Mourato Coelho e Wisard, na Vila Madalena.

“O investimento não deve passar de 700 000 reais”, conta Leonardo. “Temos a metade desse dinheiro e queremos arrecadar o restante por meio de crowdfunding”, completa, referindo-se ao sistema de financiamento coletivo pela internet. Esse projeto de levantar dinheiro na rede virtual desagradou muitos internautas. O trio acabou desistindo de levar a arrecadação adiante. Não houve alteração, porém, na ideia de inaugurar o negócio até o fim deste ano.

+ Masterchef: Arnaldo Lorençato narra sua participação no reality

Antes de entrar no MasterChef, Leonardo, que é formado em administração pela PUC-SP, levava uma dupla vida profissional. Conciliava o trabalho de modelo da Agência Ford (área em que está desde os 15 anos) com a rotina de diretor da editora do pai, Joseph Young, chinês do Cantão, que publica revistas de engenharia e mineração. Com a mãe, a psicóloga Cleide Heloisa Partel, aprendeu o bê-á-bá da cozinha.

MasterChef Leonardo Young
Com o troféu de campeão nas mãos: “Mesmo nos momentos mais tensos, sempre tive certeza da vitória” (Foto: Divulgação)

O irmão mais velho, Gustavo Young, 33, já atua como chef no comando do +55 Group, dono do Bistrot Bagatelle, da padaria Santo Pão e da lanchonete burger joint. “Muitos concorrentes acreditavam que o Gustavo poderia me ajudar, o que é uma bobagem”, diz. “Nunca falamos sobre o programa.” Outro assunto que esquentou os bastidores do MasterChef e das redes sociais foi a frequente troca de olhares entre o competidor e Paola Carosella. Muitos enxergaram ali algo mais do que uma simples relação de simpatia entre a chef e o calouro. “Não tivemos nada”, jura Leonardo, que vive sozinho em um apartamento na Vila Leopoldina e há dois anos namora a dentista Alice Bressane.

 

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO