Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Centro cultural japonês será inaugurado na Avenida Paulista em 2017

Num projeto assinado por Kengo Kuma, a Japan House irá reunir gastronomia, cultura e tecnologia 

Por Julia Flamingo
26 fev 2016, 09h30 • Atualizado em 1 jun 2017, 16h18
Japan House
Japan House (Divulgação/)
Continua após publicidade
  • Irasshaimase (bem-vindo em japonês) será a palavra mais falada na nova construção japonesa prevista para ser inaugurada em plena Avenida Paulista a partir de março de 2017. Trata-se da Japan House, um projeto audacioso do governo japonês cujo objetivo é trazer um pedaço do país para cá. Sem estereótipos ou caricaturas, o centro cultural irá apresentar aos paulistanos o melhor do Japão contemporâneo.

    Japan House
    Japan House ()

    Orçado em 30 milhões de dólares – investimento integral do governo japonês – o prédio tem seu projeto assinado pelo destacado Kengo Kuma, autor de projetos como o Museu de Arte folclórica da Academia de Artes da China e o conservatório Darius Milhaud de Aix-en-Provence, na França. Ele também acaba de ser escolhido para projetar o Estádio Nacional de Tóquio, palco central dos Jogos Olímpicos na cidade, em 2020.

    + Ai Weiwei tem exposição marcada para 2017, na Oca

    Continua após a publicidade

    Seguindo a tradicional arquitetura nipônica – sucinta, simples e delicada – a Japan House terá três andares e será composta por madeira de encaixe, portas deslizantes e dois jardins típicos japoneses. “Para nós, a natureza é muito importante”, diz o arquiteto. “E como o Brasil é muito rico em recursos naturais, os jardins públicos serão locais para contemplar esta beleza”, acrescenta.

    Kengo Kuma
    Kengo Kuma ()

    Com acesso gratuito, o espaço cultural no número 52 da Avenida Paulista (vizinha à Praça Oswaldo Cruz, no cruzamento com a Rua 13 de maio) terá sala de exposições, ambientes para palestras e seminários, biblioteca, restaurante com comida nipônica e loja de artesanato. “Quem entrar lá vai se sentir no Japão”, conta Takahiro Nakamae, cônsul-geral do país em São Paulo. Sua equipe é integrada, também, por Angela Hirata, diretora executiva da instituição e o curador Marcello Dantas.

    Continua após a publicidade

    + Obras incríveis em lugares inusitados

    Japan House
    Japan House ()

    São Paulo irá sediar a primeira das três casas a serem inauguradas no ano que vem: Los Angeles e Londres também receberão espaços semelhantes. A escolha pela capital paulistana se deu principalmente pelo histórico da imigração nipônica na cidade: hoje, tem a maior comunidade de descendetes japoneses do mundo. É, também, uma celebração do aniversário de 120 anos do acordo comercial entre os países e um símbolo para a vontade de ambos para estreitamento ainda maior de seus laços. 

    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 35,90/mês