Dez motivos para...

...ir ao festival do Centro da Cultura Judaica

Por: Jonas Lopes - Atualizado em

1 O 6º Ciclo Multicultural reúne cinema, gastronomia, artes plásticas, dança, música e literatura. Vai de quarta (19) ao dia 30 e todas as atrações são gratuitas.

2 A exposição Hadassah – Do Esboço ao Vitral, em cartaz a partir de quinta (20), traz réplicas de quatro belos vitrais feitos em 1962 pelo modernista russo Marc Chagall (1887-1985).

3 Ponto de encontro de judeus, cristãos e islâmicos, a capital de Israel é tema da mostra Jerusalém pela Paz, com fotos e painéis que há pouco tempo estiveram em Tesouros da Terra Santa, no Masp.

4 Onze filmes ligados a questões homossexuais estão no Festival Mundo-Mix Israel de quarta (19) a domingo (23). Destaque para Os Segredos, com a participação da atriz francesa Fanny Ardant.

5 O gourmet Breno Lerner ministra diversos workshops de gastronomia. Às 17h de sábado, ele prepara, em Tradições de Jerusalém, uma versão do hamin, a feijoada judaica.

6 Conhecido por fundir as improvisações do jazz ao klezmer (ritmo surgido no Leste Europeu por volta do século XV), o saxofonista israelense Daniel Zamir se apresenta no sábado (22), às 22h.

7 Fãs de música erudita podem conferir o concerto do violinista Hagai Shaham, do pianista Arnon Erez (ambos israelenses) e do violoncelista brasileiro Roberto Ring. No domingo (23), às 19h, o trio executa peças de Beethoven e Brahms.

8 Com coreografia de Itzik Galili e música de Mercedes Sosa, o espetáculo Fruto da Terra será encenado pela Cisne Negro Cia. de Dança no dia 28, às 20h30.

9 O principal escritor israelense da atualidade, Amos Oz, terá o livro juvenil De Repente, nas Profundezas do Bosque contado por Ana Luísa Lacombe, às 11h de domingo (23).

10 Apesar de todos os eventos serem gratuitos, é possível doar 1 quilo de alimento não perecível para o programa Ajuda Alimentando, que assiste 27 instituições.

• 6º Ciclo Multicultural. Centro da Cultura Judaica. Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré, 3065-4333, Metrô Sumaré. A partir de quarta (19). Até dia 30. Grátis.

Fonte: VEJA SÃO PAULO