Exposições

Oito invenções que Leonardo da Vinci pensou antes de todo mundo

De escafandro a tanque de guerra, confira na Fiesp peças projetadas pelo pintor e cientista italiano. Dá até para manusear

Por: Laura Ming - Atualizado em

Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção
Catapulta de mola: uma das peças desenhadas por Da Vinci em cartaz na Fiesp (Foto: Divulgação)

A habilidade com os pincéis fizeram a fama de Leonardo da Vinci (1452-1519). Mas o autor de Mona Lisa também foi um grande criador de projetos mirabolantes. Desenhou, por exemplo, engenhocas para guerra, peças para a indústria e pensou em objetos que voam.

Em 1952, quando se comemorou os 500 anos de nascimento do artista, engenheiros do Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci de Milão, na Itália, construíram protótipos de seus projetos que, em sua maioria, nunca haviam saído do papel.

O público pode conferir quarenta dessas peças, além de manusear outras dez obras interativas que integram a exposição A Natureza da Invenção, em cartaz no Centro Cultural Fiesp. Saiba mais sobre oito criações que comprovam o lado visionário do artista italiano.

+Experiência Escher leva obras interativas ao Shopping JK Iguatemi

+Avenida 23 de Maio terá corredor de grafite com 5,8 quilômetros

1. Tanque de Guerra - O projeto foi inspirado nas tartarugas e consistia em uma estrutura metálica com rodinhas. Esses veículos carregariam canhões que pudessem disparar em várias direções.

Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção
Carro de guerra blindado: um de seus projetos (Foto: Divulgação)

2. Escafandro de mergulho - O objetivo não tinha nada a ver com a observação de peixinhos. Da Vinci queria viabilizar a permanência de soldados debaixo da água para que eles pudessem atacar navios sem serem vistos. Ele até bolou um saquinho de couro para que os homens pudessem urinar.

Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção
Escafandro de mergulho (Foto: Veja São Paulo)

3. Arma automática - Com alto potencial destruidor, o aparato seria composto de três fileiras com 33 canos explosivos, que seriam carregados automaticamente quando girados. O projeto foi batizado de espingarda de órgão pela semelhança com o instrumento musical encontrado nas igrejas.

Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção
Arma com dispositivo giratório (Foto: Veja São Paulo)

4, Sistema de roldanas – Da Vinci fez diversos estudos em que testava a capacidade das roldanas de aliviar a força necessária para o movimento.

Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção
Sistema de roldanas (Foto: Veja São Paulo)

5. Nave voadora - O cientista e pintor foi um grande observador da natureza e se inspirou na anatomia das aves para desenvolver sua “nave voadora”.

Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção
Nave voadora (Foto: Divulgação)

6. Cardadeira - O funcionamento consiste em pentear diferentes fibras, como o linho e a lã, até que elas se tornem fios. São máquinas amplamente utilizadas desde a revolução industrial pelas empresas têxteis.

Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção
Cardadeira: máquina usada na indústria têxtil (Foto: Veja São Paulo)

7. Guindaste - Para a construção da cúpula da Catedral Santa Maria de Fiori, em Florença, Da Vinci desenvolveu uma grua para carregar as pedras da obra.

Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção
Guindaste para construção civil (Foto: Veja São Paulo)

8. Parafuso aéreo - O objeto de madeira foi pensado para ser movimentado por quatro homens. Ao ser girado bem rápido, o equipamento em formato de parafuso alçaria voo.

Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção
Parafuso aéreo (Foto: Divulgação)

Fonte: VEJA SÃO PAULO