Cidade

Inauguração da ponte estaiada e a abertura do Shopping Cidade Jardim, prevista para o dia 31, valorizam região do Morumbi

A melhora no congestionamento é visível graças à obra que custou 260 milhões de reais. Já os efeitos shopping ainda não podem ser totalmente mensurados

Por: Fernando Cassaro - Atualizado em

Outra novidade é a abertura do Shopping Cidade Jardim, prevista para o dia 31. O centro comercial com 120 lojas – cujo projeto foi inspirado no Bal Harbour, shopping a céu aberto de Miami – faz parte de um megaempreendimento formado por nove torres residenciais e três comerciais.

Mudanças no valor do metro quadrado só devem ser sentidas em, pelo menos, seis meses. "O mercado precisa de um tempo para avaliar se o trânsito vai realmente fluir melhor e se o shopping será bem-aceito pelo público", diz o diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), Luiz Paulo Pompéia. A nova ponte integra o Complexo Viário Real Parque, cujas obras foram iniciadas em 2003. Custou 260 milhões de reais. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vem recebendo um fluxo de 2 000 carros por hora entre 7 e 10 da manhã e entre 17 e 20 horas, os chamados horários de pico. Sua capacidade, no entanto, é de 4 000 carros por hora em cada uma das duas pistas. É uma alternativa à sempre engarrafada Ponte do Morumbi, por onde chegam a passar 6 000 veículos por hora.

Desde o dia 10, a melhora nos congestionamentos é visível. "O trânsito aqui está parecendo de feriado", comentava, na última segunda, o taxista Marcelo Gonçalves, que há cinco anos trabalha em um ponto da Avenida Doutor Chucri Zaidan. A Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) tem outros projetos para a área, que está inserida na Operação Urbana Água Espraiada. Além da prometida ligação da Avenida Jornalista Roberto Marinho com a Rodovia dos Imigrantes – um trecho de 4,5 quilômetros programado para 2010 que servirá de alternativa à Avenida dos Bandeirantes –, serão erguidas 1 300 unidades habitacionais para abrigar famílias que vivem em áreas de risco próximas à Ponte Octavio Frias de Oliveira, no Jardim Edith e no Real Parque. Tudo indica que as boas notícias para quem mora ou trabalha na região do Morumbi devem continuar.

Ponte Octavio Frias de Oliveira

• Tem 138 metros de altura e 144 estais

• Pode receber

• 4 000 veículos por hora em cada uma das duas pistas

• Custou 260 milhões de reais

Shopping Cidade Jardim

• A inauguração está prevista para o dia 31

• A expectativa é que receba 30 000 consumidores por dia

• Tem 36 300 metros quadrados e, inicialmente, 120 lojas

Fonte: VEJA SÃO PAULO