Passeio

Horto Florestal ganha novas quadras, academia ao ar livre, teatro e ciclovia

Com investimento de 8 milhões de reais em revitalização, o espaço na Zona Norte equivalente a cinquenta campos da Arena Corinthians se transforma em polo ecocultural

Por: Marcus Oliveira - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Próximo aos pés da Serra da Cantareira, o Parque Alberto Löfgren, conhecido como Horto Florestal, na Zona Norte, inaugura no sábado (6), às 11h, um novo espaço de lazer, o Polo Ecocultural Pedra Branca, e reabre toda sua estrutura reformada para o público.

O parque ocupa 1,8 milhão de metros quadrados, porém apenas 20% do local são destinados ao uso dos visitantes, devido à conservação do verde. O público poderá usufruir de uma área equivalente a quase cinquenta campos de futebol do tamanho da Arena Corinthians, em Itaquera.

+ KidZania, novo parque infantil no Eldorado, será inaugurado em dezembro

Nos últimos doze meses foram realizadas obras de revitalização. Agora, os frequentadores terão acesso a três quadras de futebol, uma delas de areia, quioques para piquenique, novos equipamentos no playground, academia com aparelhos ao ar livre e uma ciclovia ao redor de quase todo o perímetro. Placas indicativas foram instaladas para auxiliar os visitantes e o estacionamento teve uma ampliação.

Andando por ali, é possível entrar em contato direto com a natureza, por meio de sua diversificada fauna (macacos, tucanos, gambás e outros animais) e flora (destaque para espécies como pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro e jatobá).

Polo Ecocultural

Polo Ecocultural Pedra Branca
Polo Ecocultural Pedra Branca: local na Zona Norte possui academia gratuita com dezenas de aparelhos (Foto: Divulgação)

Além das melhorias, uma nova área de lazer também será aberta ao público. O Polo Ecocultural Pedra Grande, um lugar dedicado à realização de atividades de caráter educativo, artístico, cultural e ambiental, abre as portas para espetáculos, cursos, oficinas, atividades esportivas, entre outras ações gratuitas para a população.

Instalado onde costumava funcionar o Clube Paulistano de Tiro, o CPT, o espaço de 17 000 metros quadrados teve sua apropriação formalizada há quatro anos e passou a integrar o Parque Estadual Alberto Löfgren. 

+ Achados da Zona Norte (de A a Z)

Na reforma, construiu-se um anfiteatro com 130 lugares. Entre outras atividades, estão playground, quadra de futsal, quadra poliesportiva, quadra gramada e duas academias de ginástica, uma coberta e outra ao ar livre.

O local recebe aulas de ioga às segundas, das 14h às 16h, e às quintas, das 7h às 12h. A terceira idade também aproveita bailes às quartas e sextas, das 13h às 17h.

O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, na revitalização do Horto Florestal e na entrega do Polo Ecocultural foi de 8 milhões de reais.

A Zona Norte da capital conta com dois parques estaduais (Alberto Löfgren e Cantareira) e uma grande área de mata atlântica preservada. Isso faz do pedaço um ponto de cultura e lazer voltado para quem curte aproveitar o meio ambiente e fazer passeios ao ar livre.

Fonte: VEJA SÃO PAULO