Educação

Pós-Graduação ou MBA?

Por: FAAP - Atualizado em

undefined Foto 2
(Foto: Veja São Paulo)

Você já completou o curso superior, deu os primeiros passos na carreira e percebeu que o mercado de trabalho valoriza profissionais que não param de estudar, atualizando seus conhecimentos.

Por isso, nos últimos anos surgiram diversos cursos de especialização, pós-graduação e MBA, dificultando a escolha do mais indicado para cada profissional. Uma dica para isso é analisar o perfil e o currículo de cada curso vendo o quanto ele contribui para os seus objetivos profissionais.

Para escolher a melhor pós-graduação, é bom saber que o sistema de ensino brasileiro oferece duas vertentes do curso: a stricto sensu e a lato sensu.

A pós-graduação stricto sensu é voltada para a carreira acadêmica. São cursos como mestrado e doutorado, recomendados a profissionais que buscam se tornar professores ou pesquisadores.

A pós-praduação lato sensu é a voltada para a especialização do profissional, proporcionando aperfeiçoamento técnico em uma determinada área. Cursos de especialização e MBA fazem parte dessa categoria.

O MBA é uma modalidade de pós-graduação lato sensu voltada para gestão empresarial e de negócios, válida em diversos países. Seu objetivo é preparar o executivo para o mercado de trabalho em sua área específica de atuação. Justamente por isso, recomenda-se que ele possua experiência profissional mínima de 3 anos para a realização do curso.

Em média, cursos de pós-graduação lato sensu (incluindo os MBAs), levam de 1 ano e meio a 2 anos, com carga de 360 horas, conferindo ao estudante um certificado de especialista. Os cursos stricto sensu têm duração mais extensa: 2 a 4 anos para o mestrado e até 6 anos para o doutorado.

O processo seletivo de todos esses cursos, inclui análise curricular e entrevista para ingresso do aluno. Em alguns casos, também é realizado um teste de conhecimentos específicos.

Importante também é avaliar a instituição escolhida para cursar a pós-graduação ou o MBA, pois, quanto mais conceituada no mercado ela for, maiores chances de obter aprendizado significativo você terá. Avalie as opções de cursos, seu conteúdo, os professores e o enfoque dado pela instituição ao curso escolhido. Lembre-se: o mercado de trabalho atual busca profissionais com iniciativa, empreendedores. Um curso que tenha esse enfoque oferece maiores chances de crescimento pessoal e profissional.

É preciso também escolher uma instituição que permita que você construa seu networking, fazendo contato com pessoas atuantes no mercado de trabalho que podem contribuir para o futuro de sua trajetória profissional.

Vale a pena se preparar, pesquisar e escolher o que contribuirá mais para sua carreira.

Fonte: VEJA SÃO PAULO