Serviço

Férias educativas: expressões artísticas

Cursos e oficinas que desenvovem o lado artista da criança e do jovem

Por: Claudia Jordão e Flora Monteiro

Férias educativas 2247 - TUCA
TUCA, em Perdizes: teatro ensina de interpretação a montagem de cenário para crianças de 6 a 12 anos (Foto: Divulgação)

RUMO AO PALCO

Compor personagens, montar cenários e ensinar noções de maquiagem e figurino são as propostas de um curso voltado para crianças de 6 a 12 anos oferecido pelo Teatro da Universidade Católica de São Paulo (TUCA), no bairro de Perdizes. As aulas são coordenadas pelo diretor da Escola de Atores do espaço, Paulo Roberto Moreira, e desenvolvidas por Larissa Orlow, professora formada no conceituado Teatro-Escola Célia Helena. Limitado a vinte alunos, o grupo será estimulado a aprimorar a sua capacidade de expressão corporal por meio de jogos e exercícios lúdicos. Ao final do programa, os participantes subirão ao palco para apresentar uma peça que poderá ser vista por familiares e amigos. O curso acontece de 16 a 30 de janeiro, das 14h às 17h, e custa 308 reais. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no local.

PARA DAR FORMA À IMAGINAÇÃO

No ateliê da ceramista e professora de arte Alessandra Dantas, em Pinheiros, a meninada de 5 a 14 anos terá lições de história da cerâmica e técnicas de modelagem. Em duas aulas com duas horas e meia de duração cada uma, a turma de no máximo seis alunos vai aprender a modelar, cozer e transformar a argila. “Nessa idade, não usamos o barro para fazer objetos utilitários”, diz Alessandra. “Eu ensino a técnica e dou liberdade a eles para criar o que quiserem.” O resultado são máscaras, monstros e tartarugas.

Férias educativas 2247 - Forma Camp
Forma Camp: aprendizes de DJ (Foto: Divulgação)

DAS BATIDAS ELETRÔNICAS ÀS CANÇÕES DE RODA

Voltado para adolescentes de 13 a 17 anos, o pacote Forma Camp, no Recanto Resort, em Nazaré Paulista (63 quilômetros de São Paulo), oferece uma oficina de DJ, onde os participantes aprendem a equalizar, mixar e editar músicas, além de montar repertórios e operar mesas de som e luz.

+ O melhor da semana para as crianças

+ As melhores peças em cartaz

Para encerrar o curso, os alunos mostram o seu talento numa das festas do acampamento. Os menores que gostam de música também terão atividade na cidade. A livraria Omnisciência, na Vila Madalena, ministra uma oficina de cantos e rodas de dança para crianças de 2 a 12 anos. É grátis. A atividade está agendada para o dia 23 de janeiro às 15h. Os aprendizes serão convidados a cantar, dançar e tocar tambores, sinos e chocalhos, entre outros instrumentos.

Forma Turismo (inscrições para o Forma Camp)

Avenida Chibarás, 521, Moema

☎ 5053-2800. Segunda a sexta, 9h às 19h

www.formacamp.com Espaço

Fonte: VEJA SÃO PAULO