Gol

Museu do Futebol inaugura exposição focada nos árbitros

"Será que foi, seu juiz?" apresenta de forma interativa a complexidade e as dificuldades de comandar um jogo

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Exposição Será que foi, seu juiz? - Museu do Futebol
Ilusão de ótica: instalação demonstra como alguns efeitos, como o da paralaxe, afetam o julgamento do árbitro (Foto: Hugo Takeyama)

Se normalmente o árbitro é aquele que concentra todo o ódio dos torcedores, desta vez a figura se torna o destaque da nova mostra do Museu do Futebol. A exposição Será que foi, seu juiz? entra em cartaz no espaço a partir desta terça (6).

Por meio de recursos lúdicos e audiovisuais, a atração promete "ser justa" com o profissional, mostrando como pode ser realmente complexo e desafiador o trabalho do juiz. Em uma instalação, experimentos físicos demonstram como ilusões de óticas e demais fatores interferem na avaliação de um lance Em outro setor, vídeos relembram erros históricos de arbitragem. Há ainda uma sala com brincadeiras mostrando fenômenos corriqueiros que atrapalham o trabalho em campo.

Exposição Será que foi, seu juiz? - Museu do Futebol
Por todos os lados: caleidoscópio exibe múltiplas imagens de juízes em ação (Foto: Hugo Takeyama)

Na linha do tempo, os curiosos podem conhecer tanto a história do personagem central da mostra quando do próprio esporte. Uma das curiosidades é em relação à vestimenta dos juízes, que, no começo, usavam uma casaca negra, cartola e polaina no gramado.

Será que foi, seu juiz? pode ser conferida de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada custa R$ 6,00, sendo que às quintas é gratuita.

Fonte: VEJA SÃO PAULO