Comportamento

Dicas de etiqueta no casamento civil

Do vestido de noiva ao traje dos convidados, confira os erros e acertos mais comuns nas cerimônias celebradas em cartório

Por: Carolina Romanini - Atualizado em

Casamento Cartório - Vestido de Noiva - Pó de Arroz
As noivas devem optar por vestidos curtos e fluidos, como este da Pó de Arroz (Foto: Divulgação)

Devido aos custos altíssimos de uma festa de casamento tradicional, estão cada vez mais comuns na cidade as cerimônias realizadas em cartórios. Não raro, entretanto, vê-se num mesmo espaço pessoas preparadas para uma cerimônia real, enquanto outras estão ali apenas para resolver a papelada do matrimônio. Mas e a vontade da noiva de se vestir de branco, o sonho da sogra de conduzir o filho... Tudo isso cai por terra na hora de casar no cartório? Não exatamente.

+ Cartórios fazem casamentos com atrativos extras, no estilo Las Vegas

De acordo com as experts em casamento Fernanda Floret, do blog Vestida de Noiva, e Constance Zahn, do blog Constance Zahn, é possível, sim, transferir os desejos do casal para o casamento civil, mas é necessário redimensionar a festa – e as expectativas. “Se essa será a única cerimônia de casamento dos noivos, vale seguir todo o protocolo: usar um vestido branco, fazer cabelo e maquiagem e, até, usar um buquê, mas tudo deve estar de acordo com o local", diz Fernanda Floret.

Em outras palavras, os vestidos de noiva devem ser curtos e de tecidos fluidos e a maquiagem e buquê, discretos. "Até porque, os cartórios da cidade não são os lugares mais glamorosos do planeta", lembra Constance Zahn. É importante também que os trajes dos noivos estejam em sintonia. “Não dá pra noiva ir vestida de noiva e o noivo, de jeans", ressalta Constance.

Casamento Cartório - Terno Cinza - Noivo
Para homens, ternos mais claros (cinza ou marinho) e gravata opcional (Foto: Thinkstock)

Para os homens, o indicado é mesmo o terno, porém, em tons mais claros, como o cinza e o azul marinho. “Geralmente as cerimônias no cartório acontecem durante o dia, por isso os costumes devem ser mais leves”, lembra Fernanda.

A gravata é opcional e deve ser requisitada de acordo com a vontade dos noivos. “Os modernos e descolados geralmente optam pelos modelos mais finos ou por não usar”, diz Fernanda. “Como em todo casamento, na igreja ou no salão, é importante que o casal implique sua personalidade na festa e nos trajes, independente de qualquer regra de etiqueta”, adverte Constance.

Espaços para casamentos em São Paulo

Para os convidados, a regra é simples: "Qualquer cerimônia de casamento pede um traje esporte fino, ou seja, as mulheres devem ir de vestido na altura do joelho e os homens de terno", diz Fernanda. Os acessórios devem ser mais elaborados, com carteiras no lugar da bolsa de todos os dias e salto alto.

Na ilustração, dicas para não errar no look da noiva:

Casamento Civil - Cartório - Certo e Errado
(Foto: Ilustração/Latinstock)

Fonte: VEJA SÃO PAULO