Crianças

Dois espetáculos baseados em textos de Tatiana Belinky

Autora russa morreu em São Paulo no último dia 15, aos 94 anos

Por: Tatiane Rosset

Tatiana Belinky
Tatiana Belinky: dois bichinhos de pelúcia em meio a livros e mais livros (Foto: Fernando Moraes)

Aos 94 anos, Tatiana Belinky morreu no último dia 15 em São Paulo. Com extensa publicação infantojuvenil, a escritora nascida em São Petesburgo (Rússia) veio para o Brasil ainda pequena a bordo de um transatlântico, em 1929.

Além do legado na literatura, deixou também a influência no teatro. Confira dois espetáculos baseados em textos de Tatiana:

  • A cantora Fortuna volta ao palco para lançar o DVD de Tic Tic Tati, espetáculo inspirado em textos da escritora Tatiana Belinky. O acompanhamento musical é de Hélio Ziskind, criador da trilha sonora das célebres atrações de TV Castelo Rá-Tim-Bum e Cocoricó. Junto dos cantores-bailarinos Bruna Pazinato, Denise Yamaoka, Fernando Cursino, Pier Marchi, Igor Miranda e Marcos Lanza, Fortuna lidera uma divertida e bem coreografada apresentação. Com faixas que vão do rock agitado ao forró cheio de gingado, as rimas simples são facilmente assimiladas pela garotada. Os pais, por sua vez, se soltam ao ouvir novas versões para os clássicos O Vira, conhecido na voz do grupo Secos & Molhados, e Lindo Balão Azul, de Guilherme Arantes. Durante a montagem, a música é tocada ao vivo por Gabriel Levy, Roberto Angerosa, Mário Aphonso III e Jardel Caetano (em revezamento com Cesar Assolant). Estreou em 12/10/2012. Até 11/12/2016.
    Saiba mais
  • O espetáculo apresenta as peripécias de Siegfried (Ricardo Gelli), um príncipe ainda muito moço que resolve sair do castelo para conhecer o mundo. Em suas andanças, ele mata ferozes dragões, conquista o tesouro de uma nação de anões e se torna herói. A direção de Kleber Montanheiro não ameniza as cenas de guerras, lutas e mortes. Estreou em 20/3/2013. Até 30/6/2013.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO