Cinema

Dez cinebiografias que vêm aí

Além de Hitchcock, já em cartaz, Steve Jobs, Joelma, e Lady Di são alguns dos personagens que chegam em breve aos cinemas

Por: Bruno Machado e Tiago Faria - Atualizado em

Cinebiografias: Anthony Hopkins interpreta Hitchcock
Anthony Hopkins interpreta Hitchcock no cinema (Foto: Divulgação)

Desde os primeiros anos de cinema, a cinebiografia – filme que conta a história de um personagem real – é um dos gêneros mais produzidos pela indústria e um dos mais queridos pelo público. Entre eles estão filmes como Cléopatra (1963), Bonnie & Clyde (1967), Chaplin (1992) e A Dama de Ferro (2011), para citar apenas alguns exemplos.

Mais recentemente, Steven Spielberg concorreu a doze prêmios Oscar por Lincoln, que narra a vida de um dos mais importantes presidentes norte-americanos - Daniel Day-Lewis foi premiado com a estatueta de melhor ator pelo papel. Hitchcock chegou aos cinemas apresentando os bastidores de Psicose (1960) e os estranhos procedimentos do cineasta que é considerado o mestre do suspense.

A seguir, confira outros títulos que chegam às telas em breve – e demonstram que os filmes biográficos continuam em alta.

Cinebiografias: Helena Bonham Carter interpretará Elizabeth Taylor
Helena Bonham Carter interpretará Elizabeth Taylor (Foto: Divulgação)

ELIZABETH TAYLOR – Helena Bonham Carter

Sem data ou título definidos, o filme trará Helena Bonham Carter (esposa de Tim Burton) no papel da vencedora do Oscar Liz Taylor. No ano passado, Lindsay Lohan interpretou a atriz em Liz & Dick, telefilme produzido pelo canal Lifetime que recebeu muitas críticas negativas. O novo longa será baseado numa peça do dramaturgo Nöel Coward e terá Dominic West no papel de Richard Burton, com quem Liz casou e se divorciou duas vezes.

Cinebiografias: Freddie Mercury interpretado por Sacha Baron Cohen
Cinebiografias: Freddie Mercury interpretado por Sacha Baron Cohen (Foto: Divulgação)

► FREDDIE MERCURY – Sacha Baron Cohen

O comediante de produções politicamente incorretas como Borat (2006) e O Ditador (2012) foi escolhido pelo diretor inglês Stephen Frears (de A Rainha) para interpretar o roqueiro, morto em 1991. O roteiro fechará o foco no período em que Mercury preparava-se para se apresentar com a sua banda, o Queen, no Live Aid, grande concerto beneficente contra a fome na Etiópia organizado em 1985. O longa ainda não tem título nem data de estreia – será lançado em 2014.

Roosevelt - Bill Murray
Bill Murray interpreta o presidente Franklin Roosevelt em 'Um Final de Semana em Hyde Park' (Foto: Divulgação)

FRANKLIN ROOSEVELT - Bill Murray

Apesar de ter despontado em Hollywood como humorista, o ator Bill Murray, 62 anos, tem se destacado nos tipos melancólicos de filmes como Encontros e Desencontros (2003), de Sofia Coppola, e Moonrise Kingdom (2012), de Wes Anderson. Em Um Final de Semana em Hyde Park, ele encara um dos papéis mais difíceis da carreira: interpretar o presidente americano Franklin Roosevelt, que governou o país de 1933 a 1945. A trama foi inspirada em diários da prima Margaret Suckley (papel de Laura Linney), que viveu um romance com o chefe da nação.

Cinebiografias: Nicole Kidman interpreta Grace Kelly
Cinebiografias: Nicole Kidman interpreta Grace Kelly (Foto: Divulgação)

GRACE KELLY – Nicole Kidman

A vencedora do Oscar Nicole Kidman interpreta a atriz que se tornou princesa de Mônaco em 1962. Grace of Monaco vai acompanhar o período em que a França e o principado entram em atrito devido a divergências sobre leis fiscais. A família real de Mônaco chegou a criticar o roteiro de Arash Amel por, segundo ela, conter imprecisões históricas.  O filme ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Cinebiografias: Matheus Nachtergaele interpreta Joãosinho Trinta
Matheus Nachtergaele interpretará Joãosinho Trinta (Foto: Divulgação)

JOÃOSINHO TRINTA – Matheus Nachtergaele

Dirigido por Paulo Machline, de O Natimorto (2011), o filme Trinta pretende narrar a trajetória do artista plástico Joãosinho Trinta, um dos maiores carnavalescos brasileiros, morto em 2011. Em passagens por diversas escolas de samba cariocas e algumas paulistas, o maranhense sempre imprimiu uma marca de luxo e opulência. Num dos episódios mais polêmicos, apresentou Jesus Cristo como um mendigo, em desfile da Beija-Flor de Nilópolis, em 1989. A fita será protagonizada por Matheus Nachtergaele e contará ainda com Marco Ricca, Milhem Cortaz e Paola Oliveira. Atualmente em fase de montagem, fita deve chegar aos cinemas em 18 de outubro.

Cinebiografias: Deborah Secco interpreta Joelma
Deborah Secco será a cantora Joelma em 'Isto é Calypso' (Foto: Divulgação)

JOELMA - Deborah Secco

A atriz de Bruna Surfistinha (2011) viverá a cantora Joelma em Isso é Calypso – O Filme, que será dirigido por Caco Souza, de 400 Contra 1 – A História do Comando Vermelho (2010). A direção musical ficará a cargo de Chimbinha, guitarrista da banda que tem 13 anos de carreira e 18 discos lançados. As gravações estão previstas para começar em junho do ano que vem.

Cinebiografias: Amanda Seyfried interpretará Linda Lovelace
Amanda Seyfried será a atriz pornô Linda Lovelace na tela (Foto: Divulgação)

LINDA LOVELACE – Amanda Seyfried

Protagonista em fitas inofensivas como Mamma Mia (2008) e A Garota da Capa Vermelha (2011), Amanda Seyfried pregará  susto nos fãs ao aparecer na pele da polêmica Linda Lovelace, atriz pornô do sucesso de bilheteria  nos anos 70 Garganta Profunda. O longa, previsto para chegar ao Brasil em 15 de março e intitulado simplesmente Lovelace, será dirigido pela dupla de documentaristas Rob Epstein e Jeffrey Friedman, que filmaram um retrato do poeta Allen Ginsberg no drama Uivo (2010), ainda não lançado no circuito brasileiro.

Cinebiografias: Naomi Watts interpreta princesa Diana
Em 'Diana', Naomi Watts interpretará a princesa (Foto: Divulgação)

PRINCESA DIANA - Naomi Watts

Diana vai narrar a história da Princesa de Gales, ou simplesmente Lady Di, a ser interpretada por Naomi Watts, duas vezes indicada ao Oscar. Famosa por quebrar os protocolos da família real britânica, ela foi querida pelo povo ao passo que, dentro do Palácio de Buckingham, enfrentava a reprovação da rainha Elisabeth e a frieza do marido, de quem se separou em 1992. Em 1997, morreu num acidente de automóvel em Paris, num incidente até hoje mal explicado. O longa ainda não tem data de estreia no Brasil.

Cinebiografias: Thiago Mendonça interpretará Renato Russo
Thiago Mendonça interpretará Renato Russo em 'Somos tão Jovens' (Foto: Divulgação)

RENATO RUSSO – Thiago Mendonça

Ainda sem data de estreia, o longa Somos tão Jovens conta a história da juventude de Renato Russo (1960-1996), vocalista da banda Legião Urbana. O ator Thiago Mendonça, que interpretou o sertanejo Luciano em Dois Filhos de Francisco (2005), faz o papel do ídolo em uma trama que se passa em Brasília, entre 1976 e 1982. Antonio Carlos da Fontoura, de A Rainha Diaba, assina a direção.

Cinebiografias: Ashton Kutcher interpretará Steve Jobs
Ashton Kutcher intepretará Steve Jobs em cinebiografia (Foto: Divulgação)

STEVE JOBS – Ashton Kutcher

Protagonizado por Ashton Kutcher, o longa jOBS vai narrar a ascensão de Steve Jobs, criador da Apple, e o maior acionista individual da Disney devido à participações na Pixar, empresa na qual o empresário chegou a investir mais de 10 milhões de reais. Considerado gênio e revolucionário nas telecomunicações,  Jobs morreu em 2011, vítima de câncer. De peruca e barba nas primeiras imagens de divulgação do longa, Kutcher impressiona pela semelhança com o CEO. O longa tem previsão de estreia por aqui em 1º de novembro.

Fonte: VEJA SÃO PAULO