Roteiro

Cursos para aproveitar as férias na capital

Selecionamos atividades para todas as idades e interesses

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Férias sem viagem é sinônimo de tédio? Não necessariamente. Se a família não teve como fugir de São Paulo neste verão, algumas alternativas ajudam a ocupar o tempo das crianças com brincadeiras, arte e conhecimento. Há cursos de férias em quase todas as áreas, para agradar a meninos e meninas de todas as idades, interesses e personalidades.

+ Férias 2015: um guia de atividades por toda a cidade

Na Casa das Ideias, por exemplo, o grande desafio é montar uma engenhoca que pode ser um brinquedo de madeira ou até um carrinho de controle remoto. As atividades são divididas em módulos de uma semana, e os alunos são acompanhados durante todo o período por um mesmo monitor, que irá guiá-los na montagem da invenção.

Já na escola Minichefs, seus filhos poderão aprender a fazer cupcakes, brownies, biscoitos e até pães. Há atividades só para as crianças e também algumas aulas especiais para pais e filhos cozinharem juntos.

Minichefs
Minichefs: atividades que despertam nas crianças o prazer de cozinhar (Foto: Divulgação)

Se a ideia é deixar a criança livre para brincar, a Oficina Toka é o lugar ideal. Recreadores acompanham as crianças em "brincadeiras de antigamente", como cabo de guerra, amarelinha e queimada. Já no Start, o foco é botar a mão na massa: há oficinas de arte, jardinagem e culinária.

Seu filho não quer largar o videogame por nada? Talvez ele se interesse por criar o próprio game. No Instituto de Artes Interativas o curso ensina conceitos básicos de programação com aulas aos sábados e durante uma semana. O jovem programador irá usar uma ferramenta criada pelo MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) para desenvolver sua própria história.

Férias na Toka
Oficina Toka: brincadeiras (Foto: Divulgação)

Longe das tecnologias e mais próxima de atividades antigas, está a Love Blankie, que oferece às crianças aulas de costura reta. Estojos, capas de caderno, bonecas e roupas podem ser confeccionados. Algumas atividades são dadas em conjunto com o Minichefs, combinando costura e cozinha.  

Agora, se a intenção é que seu filho gaste toda a energia acumulada em alguma atividade, que tal aulas de circo? No Galpão do Circo há atividades especiais para cada faixa etária, dos 4 anos até pré-adolescentes e adultos. As aulas são dadas em módulos de quatro dias seguidos e começam apenas a partir do dia 12 de janeiro.

Start - brincadeira no quintal
No Start, a brincadeira é no quintal (Foto: Divulgação)

Para os menorzinhos, há atividades de todos os tipos. No Mamusca, espaço com cara de casa de vó na Vila Madalena, haverá uma programação especial de oficinas e ateliês com atividades que envolvem música, culinária, brincadeiras e práticas de yoga durante as férias. Já na Casa do Brincar, desenho, capoeira, danças e arte com tinta estão na programação, voltada para bebês e crianças até 6 anos.

Se você tem (ou quer ter) um pequeno rock star em casa, o melhor programa para seu bebê é o Festivalzinho de Verão, da Baby Arts. O espaço dedicado à esperiência musical de crianças pequenas estimula o contato com instrumentos musicais, escuta, canto e expressão corporal. É obrigatória a presença de um adulto.

Casa das Ideias

Atividade: construção de engenhocas

Idade indicada: 5 a 17 anos

Preço: 420 reais por semana

Minichefs

Atividade: cozinhar

Idade indicada: 4 a 12 anos

Preço: 90 reias a aula avulsa

Oficina Toka

Atividade: brincadeiras

Idade indicada: 3 a 10 anos

Preço: 110 reais (meio período) e 180 reais (integral)

Start

Atividade: oficinas de arte, jardinagem e culinária

Idade indicada: 4 a 15 anos

Preço: 80 reais (meio período) e 160 reais (integral)

Instituto de Artes Interativas

Atividade: criação de games

Idade indicada: a partir de 7 anos

Preço: R$ 790 pelo curso de 12 horas

Love Blankie

Atividade: costurar

Idade indicada: a partir de 5 anos

Preço: 100 reais por aula avulsa

Galpão do Circo

Atividade: circo

Idade indicada: a partir de 4 anos

Preço: 350 reais por módulo

Mamusca

Atividade:oficinas e ateliês

Idade recomendada: 3 meses a 6 anos

Preço: 25 reais (hora do espaço de brincar) a 420 reais (pacote semana inteira com lanche)

Casa do Brincar

Atividade: oficinas de arte e esporte

Idade recomendada: 0 a 6 anos

Preço: 55 reais (hora), 90 reais (dia), 350 reais (semana)

Baby Arts

Atividade: experiência musical

Idade recomendada: 0 a 6 anos

Preço: 130 reais (aula avulsa) 

Fonte: VEJA SÃO PAULO