Copa 2010

Copa: quatro exposições relembram mundiais de futebol

Museus do Futebol, da Faap e Centro Cultural Banco do Brasil recebem mostras que remetem às Copas

Por: Redação - Atualizado em

Placar 40 anos - Futebol, História & Paixão_2167
(Foto: Veja São Paulo)

No mês da Copa do Mundo da África do Sul, a cidade recebe três exposições que remetem ao futebol. No Museu do Futebol, a mostra ‘Copas do Mundo de A a Z’ revisita a história dos mundiais com painéis explicativos e instalações audiovisuais.

A revista PLACAR celebra seus 40 anos com exposição no Museu da Arte Brasileira (Faap), com fotos e capas para lembrar sua história. No Centro Cultural Banco do Brasil, onze cartunistas renomados participam do ‘Craques do Cartum na Copa’, com visões para grandes craques e situações marcantes da história da Copa do Mundo. Já no Shopping Itaquera, a mostra apresenta as camisas das 32 seleções que participam do mundial de 2010.

+ Confira abaixo as exposições relacionadas à Copa na cidade.

  • A exposição apresenta trinta e duas camisas oficiais das seleções que participam da Copa do Mundo da África do Sul.
    Saiba mais
  • Publicada pela Editora Abril, a revista PLACAR comemora quarenta anos com uma exposição de suas melhores fotografias. Cenas emblemáticas da história das Copas do Mundo sobressaem na mostra. Há ainda registros de craques do futebol brasileiro, além de vídeos, infográficos com as mudanças no esporte ao longo dos anos, um painel de capas famosas da PLACAR e algumas raridades, a exemplo de camisas utilizadas por Zico, Ronaldo e Rivellino. Também em cartaz na Faap: ✪✪ Visita da Família Real Belga ao Brasil — 1920 (fotografias). De 02/06/2010 a 18/07/2010.
    Saiba mais
  • Com o início da Copa do Mundo, era natural que o Museu do Futebol preparasse algo sobre o mais esperado campeonato do planeta. Para tanto, o jornalista e escritor Marcelo Duarte, curador da mostra, criou um percurso de 26 salas. Cada uma delas é dedicada a uma letra do alfabeto e a um assunto ligado à história dos mundiais. A letra “E”, por exemplo, é destinada ao tema “Estilo” e reúne fotografias de jogadores com visuais excêntricos, entre eles o colombiano Carlos Valderrama e sua famosa cabeleira loira. “Z” refere-se a zebras ocorridas em jogos, caso da derrota da França para o Senegal por 1 a 0 em 2002. Imagens de frangos decoram a sala “G” (de granja), na qual um divertido vídeo exibe gols feios sofridos por goleiros, ao som de cacarejos. A impressionante movimentação da seleção da Holanda de 1974, a Laranja Mecânica, ganha um filme explicativo em meio a projeção de cavalinhos girando pela sala “L”.  De 01/06/2010 a 31/10/2010.
    Saiba mais
  • Resenha por Jonas Lopes: Onze cartunistas renomados do país apresentam sua visão para grandes craques e situações marcantes da história da Copa do Mundo. Mauricio de Sousa, Chico e Paulo Caruso, Ziraldo e Henfil são alguns dos nomes reunidos na mostra. Cada um está representado por cinco trabalhos. De 02/06/2010 a 18/07/2010.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO