Especial

Concurso para eleger o melhor pastel de feira tem início em São Paulo

Paulistanos poderão votar no seu preferido pela internet, entre mais de 140 barracas participantes

Por: Sophia Braun - Atualizado em

Pastel de carne da pastelaria Pastel da Maria
Pastel da Maria: o salgado foi eleito o melhor pastel de feira da cidade em 2009 (Foto: Fernando Moraes)

A terceira edição do concurso para eleger o Melhor Pastel de Feira de São Paulo traz uma novidade neste ano: o público poderá votar em seu preferido não só pelas urnas instaladas nas próprias barracas, mas também pela internet.

Na última quarta (6), a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras inaugurou o evento, que terá três diferentes etapas de votação. A primeira, composta por um júri popular, acontece até o dia 17 e deve selecionar os cinquenta melhores pastéis entre as mais de 140 barracas participantes.

+ Confira os dez finalistas do concurso do melhor pastel de feira

+ Pastel da Maria, famoso em feiras, ganha ponto fixo em Pinheiros

O público poderá experimentar todos os sabores do salgado e deverá avaliar o recheio, a massa e o sabor, bem como o atendimento e a higiene das instalações e dos funcionários. Os molhos terão uma atenção especial e serão servidos em embalagens individuais. Para a votação, serão instaladas urnas nas próprias barracas. Mas o paulistano também poderá fazer a sua escolha on-line, acessando o site da Prefeitura de São Paulo.

Na segunda etapa, a avaliação será feita por estudantes de gastronomia à paisana e somente dez barracas serão selecionadas para a grande final, prevista para acontecer em agosto na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu (Zona Oeste). O voto de minerva ficará a cargo de chefs de cozinha, jornalistas, críticos de gastronomia, entre outros, que provarão apenas o pastel de carne para finalmente eleger o melhor de todos.

+ Yokoyama: o melhor pastel

O primeiro colocado será premiado com 8 mil reais, o segundo com 2 mil reais e o terceiro com mil reais. Os mais bem votados de cada região ganharão, ainda, placas de apresentação e certificados, além do direito de comercializar pastéis na Virada Cultural.

Ganhadora de 2010:A barraca Agena, então na disputa pela primeira vez, foi a grande vencedora do concurso do ano passado. O Pastel da Maria, vencedor da edição de 2009, acabou ficando com a segunda colocação. A última campeã tem 35 anos de história e participa de feira na Vila Císper (Zona Leste), na esquina da Avenida Luiz Imparato com a Rua José Gomes de Faria, às sextas-feiras.

Fonte: VEJA SÃO PAULO