Mobilidade

Prefeitura libera skate, patins e cadeira de rodas nas ciclovias

Decisão do prefeito Fernando Haddad (PT) permite ainda equipamentos movidos a energia elétrica

Por: Veja São Paulo

Ciclovia Madre Cabrini
Ciclovia instalada em frente a colégio na Vila Mariana (Zona Sul) (Foto: Luisa Coelho)

O prefeito Fernando Haddad (PT) publicou nesta terça-feira (16) decreto que autoriza a circulação de skate, patins, patinete, triciclo, quadriciclo, cadeiras de rodas e bicicletas elétricas nas ciclovias e ciclofaixas de São Paulo. A decisão ocorre seis meses após o governo municipal massificar a implementação dos espaços para ciclistas na cidade.

Todos esses equipamentos também poderão rodar pelas ciclovias e ciclofaixas mesmo que movidos a energia elétrica, desde que não sejam "equiparados a ciclomotor" e que "desempenhem velocidades compatíveis com a via, a segurança e o conforto dos demais usuários".

Segundo o decreto, os órgãos municipais de trânsito, como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), "poderão restringir a circulação de veículos e equipamentos em vias e trechos específicos, desde que devidamente sinalizadas".

+ Confira as últimas notícias

A reportagem apurou que a decisão do governo tenta também dar volume de uso para as ciclovias, que ainda seguem vazias nos dias de semana. É somente aos sábados e nos domingos que as faixas têm registrado um público maior. A cidade tem 204 km de ciclovias, sendo que 141 km foram implantados na atual administração municipal.

O prefeito também facilita a circulação de pessoas com deficiência, usuárias de cadeiras de rodas, nas ciclovias. A liberação aos skatistas também atende a um pedido feito pelos praticantes da modalidade - pesquisas apontam que o skate é o segundo esporte mais praticado na capital paulista, atrás apenas do futsal.

(Com Estadão Conteúdo)

Fonte: VEJA SÃO PAULO