Trânsito

Chuvas causam acidentes e derrubam mais de 100 árvores

A tempestade que atingiu a cidade na madrugada desta segunda (29) provocou o fechamento do Parque do Ibirapuera e interrompeu a circulação de trens

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Chuva
Queda de árvore na esquina das ruas Eça de Queiroz e Cubatão, na Vila Mariana, na Zona Sul (Foto: BrunoFernandes/Futura Press/Folhapress)

As intensas pancadas de chuva que atingiram São Paulo na noite de domingo (28) provocaram uma série de complicações na cidade. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ao menos 143 árvores caíram durante a madrugada e o início da manhã e estão interditando vias da região.

O Parque Ibirapuera foi parcialmente fechado devido à queda de árvores. Segundo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, os portões 2, 3 e 9 já foram reabertos. A expectativa é que o parque seja inteiro reaberto até a quarta (31). A linha 10-turquesa da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) voltou a funcionar normalmente após o tráfico ter sido interrompido pela manhã. 

+ Movimento Passe Livre fará protesto contra reajuste de ônibus e metrô

Uma árvore caiu sobre a rede elétrica entre as estações Utinga e São Caetano. Segundo a CPTM, a linha tem nove estações prejudicadas: São Caetano, Utinga, Prefeito Saladino, Santo André, Capuava, Mauá, Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A companhia acionou o Paese (plano de emergência) que disponibilizou 100 ônibus para atender os passageiros. Não há previsão para o retorno das operações.

Chuvas
Árvore cai na Avenida Pedro Alvares Cabral, próximo ao Parque do Ibirapuera, após chuva forte (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress)

Ainda segundo a CET, a cidade também registrava cerca de 127 semáforos com problemas por volta das 9h30 desta segunda (29) – 78 deles estão em manutenção e outros 49 não funcionam devido à falta de luz.

+ Corrida de táxi na capital será mais cara em 2015

As quedas de árvores e interrupções nas sinalizações de trânsito provocaram dois acidentes com vítimas.

Na estrada de Itapecerica com a Rua Tereza Mouco de Oliveira, na Zona Sul, um carro atingiu um motociclista no sentido centro por volta das 7h20. Por volta das 9h30, o acidente ainda ocupava uma faixa da direita.

Dez minutos depois, na mesma estrada, na altura do número 1 661, outro carro atingiu um motociclista e o acompanhante por volta das 7h30. Uma faixa da direita ainda permanece interditada.

Nos dois acidentes as três vítimas foram socorridas para prontos-socorros locais, mas não havia informação sobre o estado de saúde delas.

A previsão é de mais temporais ao longo do dia, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). Entre o decorrer da tarde e a noite, o calor e a grande disponibilidade de umidade na atmosfera devem favorecer a formação de fortes chuvas entre a capital e a região metropolitana.

Segundo o CGE, as chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e eventual queda de granizo. A temperatura máxima chega aos 33º C. Para terça-feira (30), a previsão é de pancadas de chuva que podem provocar alagamentos. A temperatura ficará em torno dos 30º C.

Fonte: VEJA SÃO PAULO