Cidade

Câmera registra início de incêndio no Museu da Língua Portuguesa

Vídeo mostra momento em que o bombeiro civil Ronaldo Ferreira da Cruz avista as chamas; incêndio ocorreu no dia 21 de dezembro

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Incêndio Museu da Língua Portuguesa
O incêndio destruiu o Museu da Língua Portuguesa, que fica ao lado da Estação da Luz (Foto: )

Imagens de uma câmera de segurança no Museu da Língua Portuguesa mostram quando e onde começou o incêndio que destruiu o prédio no último dia 21 de dezembro. O vídeo foi divulgado pelo Jornal Nacional nesta terça-feira (5) e mostra que o incêndio começou em uma sala do primeiro andar, onde ocorria a mostra O Tempo e Eu, sobre o historiador Câmara Cascudo.

As imagens também confirmam a versão dos funcionários, que informaram à polícia que o incêndio teria se inciado após a troca da iluminação no local.

Veja na galeria abaixo imagens do começo da tragédia:

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

O vídeo mostra a movimentação dos funcionários no corredor onde surgiram as primeiras chamas. Era uma segunda-feira, dia de manutenção, e eles checavam a iluminação. Às 13h42, a equipe levou uma escada ao local. É possível ver um deles subindo os degraus. Segundo o JN, ali estavam penduradas redes de dormir, itens da exposição, e havia um refletor próximo aos tecidos.

+ Fotos mostram destruição no Museu da Língua Portuguesa

Às 14h52, começou o incêndio. Nas imagens, dá para ver chamas caindo do teto e o momento em que o bombeiro civil Ronaldo Ferreira da Cruz avista o incêndio. Ele morreu asfixiado tentando combater o fogo.

+ Amigo tentou impedir bombeiro de voltar ao museu em chamas

Segundo a TV Globo, os peritos estão analisando as imagens e ainda não há prazo para entrega do laudo com as causas do incêndio. 

Assista ao vídeo completo aqui.

Fonte: VEJA SÃO PAULO