Cidade

Boneca 'Neguinha do Espanador' gera polêmica em exposição

Acusado de racista, o brinquedo integra a mostra Mail Art Cupcake Surpresa, em cartaz no Shopping Market Place

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Boneca Neguinha do Espanador
Boneca da discórdia: "Neguinha do Espanador" é acusada de racista (Foto: Reprodução/ Facebook)

Uma boneca batizada de "Neguinha do Espanador" causou revolta em algumas pessoas que visitaram a exposição Mail Art Cupcake Surpresa, no Shopping Market Place. Na criação de Rita Caruso, a mulher negra é retratada em trajes carnavalescos e plumas de espanador, o que lhe rendeu acusações de racismo.

+ Testemunha identifica suposto motorista que fugiu após acidente

A ativista do movimento negro Luana Tolentino mostrou indignação em sua página no Facebook: “Imaginem o sentimento de uma criança ao olhar para essa boneca. As bonecas brancas não são assim”. Em outro trecho da publicação ela diz que os negros são representados “como seres inferiores, despossuídos de beleza e inteligência. Relegados a profissões de menor prestígio”.

Segundo a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a ouvidoria recebeu diversas denúncias e está apurando o caso com as partes envolvidas. De acordo com a Lei 7716/89, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional" pode resultar em pena de reclusão de um a três anos mais o pagamento de multa em dinheiro.

A boneca foi criada para a 4ª edição do Mail Art, em dezembro de 2013, projeto do Museu Brasileiro de Esculturas (MuBE) em parceria com a Estrela. Na ocasião, a fabricante de brinquedos enviou via Correios bonecas Cupcake Surpresa "em branco" para mais de 200 artistas e amadores. A proposta era que cada um deles personalizasse a garotinha com roupas, pinturas e cenários, misturando moda, arte e design.

+ As últimas notícias publicadas em Vejinha.com

Em nota, a Estrela diz ter apenas fornecido as bonecas "cruas" ao projeto e que não tem responsabilidade sobre as peças finais. Procurado, o MuBE não se pronunciou. A mostra segue em cartaz até o dia 8 de fevereiro, no piso térreo do Shopping Market Place.

Confira a íntegra da nota divulgada pela Estrela:

A Brinquedos Estrela esclarece que a exposição Mail Art Cupcake Surpresa faz parte de uma ação do MuBE (Museu Brasileiro de Esculturas) e tem como curador responsável o designer Nelson Schiesari.

A participação da fabricante consistiu em atender à solicitação do museu e ceder 500 versões iguais em branco da boneca Cupcake Surpresa para serem customizadas por vários artistas ou aspirantes ao redor do mundo com total liberdade criativa.

A Brinquedos Estrela comunica que não tem intenção de fabricar nenhuma das versões da mostra e reafirma seu compromisso com o respeito à diversidade cultural, social e étnica.

Fonte: VEJA SÃO PAULO