Consumo

Bandas lançam rótulos de cerveja para lucrar com os fãs

Bebidas que combinam malte, lúpulo e rock’n’roll começam a pipocar no mercado

Por: Silas Colombo

cerveja rock fernando moraes
O vendedor Eduardo Oliveira: Ultraje a Rigor no copo (Foto: Fernando Moraes)

Cerveja tem tudo a ver com rock. Agora, a bebida ganhou ainda mais afinidade com o gênero. Neste ano, oito bandas lançaram rótulos próprios. Fazem parte da lista grifes da pauleira do calibre de Kiss, Motorhead e AC/DC. A Trooper, do Iron Maiden, chegou ao mercado no mês passado, e seu primeiro lote se esgotou em poucos dias. Uma nova fornada desembarcará nos supermercados e bares no dia 20. 

No circuito nacional, Ratos de Porão faz barulho na happy hour há mais de um ano, Nenhum de Nós e Velhas Virgens chegaram nos primeiros meses de 2013 e a paulistana Angra estreia nesta semana com dois tipos (veja o quadro abaixo). “A ideia é expandir o alcance do nosso nome a um público maior”, diz o guitarrista Rafael Bittencourt.

As receitas da cerveja do Angra foram elaboradas em parceria com a distribuidora Bushido Brazil, responsável também pela pioneira Sepultura, em 2009, e pelos rótulos Raimundos e Matanza (ambos lançados em 2013).

“É mais fácil vender uma marca conhecida do que emplacar algo novo nas prateleiras”, afirma o diretor comercial da empresa, Mauricio Montoro. 

Além de combinar com o som, a embalagem pode se tornar peça de coleção. “Após beberem, guardem as garrafinhas”, recomenda Roger Moreira, líder do Ultraje a Rigor, que lançou no último mês 5 000 kits (cada um ao custo de 115 reais), que incluem camiseta, taça e três volumes da Nós Vamos Invadir Sua Praia, nome que também batiza um dos hits da banda.

“Era fã do grupo e gostei da bebida”, diz o vendedor Eduardo Oliveira, que na segunda (2) saboreava uma de suas versões na filial do Itaim da rede Mr. Beer, onde cinquenta unidades foram vendidas em agosto. 

cerveja rock tabela
(Foto: Renata Aguiar)

Fonte: VEJA SÃO PAULO