Transporte

Atos contra aumento de tarifa bloqueiam terminais de ônibus na capital

Manifestações ocorrem em Pinheiros, na Zona Oeste, e no Vale do Anhangabaú

Por: Estadão Conteúdo - Atualizado em

onibus004
Reajuste na tarifa: ônibus passará dos atuais R$ 3,50 para R$ 3,80 (Foto: Fernando Moraes)

Protestos contra o aumento da tarifa dos ônibus de 3,50 reais para 3,80 reais bloqueiam na manhã desta segunda (11), dois terminais de ônibus em São Paulo. Manifestantes fazem atos no terminal Pinheiros, na Zona Oeste da capital, e no Terminal Bandeira, no Vale do Anhangabaú, na região central da cidade. As novas tarifas valem desde sábado, dia 9 de janeiro.

+ As últimas notícias da capital

Cerca de vinte manifestantes se reuniam na entrada do terminal Bandeira por volta das 7h. Alguns entravam nos ônibus e tentam conquistar a adesão popular. Apesar de ainda pequeno, o protesto já causava forte congestionamento na Avenida 9 de julho no sentido centro. Uma grande fila de ônibus se forma na entrada do terminal. Os coletivos estão enfileirados na faixa exclusiva e o tráfego dos veículos particulares também está muito prejudicado.

primeiro protesto passe livre
PM estimou 3 000 pessoas no protesto da última sexta (8), contra aumento das passagens (Foto: Folhapress)

+ Protesto tem bombas e pelo menos dezessete detidos

O acesso a pé ao terminal e à estação Anhangabaú do metrô continua normal. Não havia ainda presença da polícia ou da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no local.

protesto passe livre
Agência bancária foi depredada na última sexta (Foto: Sergio Quintella)

Segundo um manifestante, o ato tem presença do Movimento Passe Livre e estudantes, mas tem o objetivo de reunir todos contra esse aumento.

Fonte: VEJA SÃO PAULO