Saúde

Dez aplicativos que ajudam a perder peso e praticar exercícios

Programas auxiliam no controle das refeições, na contagem das calorias e na elaboração de treinos leves ou intensos

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Diversos aplicativos podem auxiliar na rotina de exercícios e dar uma mãozinha para controlar a dieta de maneira moderna e inteligente. Alguns programas oferecem instruções para treinos leves e orientam aqueles menos íntimos da malhação. Outros trazem atividades tão intensas que não devem nada a nenhum instrutor de Crossfit. Também há aqueles voltados para quem quer praticar corrida e melhor o tempo. O bacana de tudo isso é que dá para transformar seu smartphone em um personal trainer.

+ Dicas de corrida no blog do Marcus Paulo Reis

Quase todos são compatíveis com iPhone, iPod Touch, iPad e os modelos com o sistema operacional Android. Alguns deles também podem ser baixados para BlackBerry e Windows Phone. Confira abaixo uma seleção para dar uma força no seu treino.

+ Tire suas dúvidas sobre saúde no blog Pergunte ao Doutor

apps-fitness
aplicativos para emagrecer (Foto: Arte/VejaSP)

1- 7 Minutos de Treino: com este aplicativo gratuito, baseado na rotina de exercícios 'The Scientific 7 Minute Workout', você é orientado por meio de voz e imagens a realizar os exercícios em ciclos, que são sempre de sete minutos. O plano de treino clássico envolve exercícios para todo o corpo. Os exercícios específicos de abdômen são destravados após três dias de uso consecutivo ou pagando via aplicativo.

2- All-in Fitness: pago, este aplicativo é um dos mais completos da categoria. Permite fazer um completo plano de treinamento, além de ajudar no controle das calorias consumidas. Durante os exercícios, pode-se consultar um personal trainer por e-mail e ver fotos e vídeos explicativos de mais de 1 000 exercícios.

3- Fitness Point: um aplicativo simples, para gerenciar e seguir seu progresso na academia. Possui versão gratuita e paga, que oferece mais exercícios. Usabilidade simples e design atrativo, que ajuda os usuários a entender melhor o exercício que precisa fazer para perder peso ou ganhar massa. Crie um treino personalizado ou selecione um dos planos pré-definidos.

4- Freeletics: gratuito, o app é totalmente interativo, possui música de fundo na abertura e deixa o usuário animado com a forma de tratamento. Funciona como uma espécie de personal trainer e auxilia na execução de exercícios de alta intensidade utilizando apenas o peso corporal, sem a necessidade de aparelhos e pesos. Ideal para quem gosta de treinos ao ar livre. Possui três escolhas de exercícios: treino livre, membro de uma comunidade ou um 'training coach', um programa semanal e específico que é pago. O guia de nutrição, também pago, traz dicas como pizza de massa de couve flor com cobertura de atum, mozarela de búfula e espinafre, sopa de abóbora com espetinho de camarão.

5- Jetfit: em inglês, não possui versão traduzida. Depois de preencher as informações de peso, idade, altura e tipo de atividade que deseja praticar, o programa gratuito permite encontrar sugestões de atividades que podem ser realizadas de maneira simples. Os exercícios são mostrados em fotos, para facilitar a execução. O app calcula número de repetições e duração das atividades. Além disso, você pode escolher quais partes do corpo deseja exercitar ou adicionar mais exercícios além dos sugeridos.

Comida saudável
Aplicativos ajudam usuário a não sair da dieta  (Foto: Thinkstock)

6- Runtastic Sit-Ups: app específico para quem gosta de abdominais. É preciso logar com uma conta de Facebook ou Google+. Ele realiza a contagem do exercício de acordo com o movimento do queixo, de sobe e desce. Uma voz em inglês te acompanha durante a contagem dos exercícios, que vão evoluindo ao tempo que você vai praticando. Oferece também exemplos de séries diárias para serem realizadas de acordo com o nível de força e intensidade alcançado.

7- My Fitness Pal: serve como um contador de calorias das refeições. O app pergunta ao usuário se o objetivo é perder, ganhar ou manter o peso atual. Informações de altura, peso atual e tipo de atividade física são preenchidas para que o sistema calcule quantas calorias é preciso ingerir ao dia para atingir a meta escolhida. Oferece mais de 600 000 sugestões de receitas de baixa caloria. Também registra as atividades físicas e permite a participação dos amigos através das redes sociais.

8- Fat secret: é preciso preencher um cadastro com informações básicas e criar uma conta no aplicativo. O aplicativo funciona como um contador de calorias, mas é preciso que o usuário vá inserindo os alimentos que comeu ao longo do dia para que o sistema calcule as informações. Mais trabalhoso e menos funcional.

9- Tecnonutri: o aplicativo é gratuito e pede um rápido cadastro para que os dados de refeições sejam arquivados. Depois de preencher informações como sexo, idade, peso e altura, o programa calcula seu IMC (índice de massa corporal), uma dieta balanceada e o tempo necessário para atingir o objetivo escolhido (perder peso, manter peso ou ganhar massa). O cardápio é distribuido nas refeições ao longo do dia e o consumo de água é incentivado por meio de avisos sonoros. Os resultados são mostrados em gráficos bem intuitivos.

10- Workout trainer: o app ajuda os iniciantes que querem ficar em forma, mas não têm experiência com aparelhos, nomes, pesos e exercícios mais detalhados. Por meio de tutoriais em foto, áudio ou vídeo, uma equipe de personal trainers passa as instruções para o usuário chegar ao seu objetivo final, seja perder peso ou ficar com o corpo definido.

Fonte: VEJA SÃO PAULO