Aeroporto

Embarque internacional tem fila e atraso em Guarulhos

Troca de empresa que fornecia mão-de-obra para a verificação de passaportes provocou o problema no fim de semana

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

Guarulhos-Fila
Passageiros registram filas de até uma hora para conseguir embarcar em voos internacionais (Foto: Reprodução/Facebook/Entretulipas)

Faltando três meses para a Copa, o Aeroporto de Guarulhos passa por uma mudança que afeta principalmente os passageiros de voos internacionais. A Polícia Federal (PF), responsável pelo controle de imigração, está trocando a empresa terceirizada responsável pela verificação de passaportes dos turistas, o que gerou uma redução no contingente e, por consequência, longas filas para quem viaja. 

+ Mulher é presa em Guarulhos com 200 000 euros na calcinha 

O contrato da PF com a empresa Randstad, que fornecia mão-de-obra para a verificação de passaportes em Guarulhos, venceu no último domingo (23) e a previsão era reduzir em 36% o efetivo. Mas, com a intensa movimentação no aeroporto entre sábado e domingo e as reclamações de demora na fila de imigração, a PF estendeu por mais dois meses o contrato com a Randstad enquanto prepara uma licitação para colocar uma nova empresa no lugar. Mesmo assim, como o fim de semana foi de transição, usuários do aeroporto reportaram filas de trinta minutos até uma hora para conseguir embarcar. Nesta segunda, porém, a situação é normal.

O objetivo da Polícia Federal é que, com a nova prestadora, os funcionários sejam bilíngues - nem todos da Randstad falam inglês ou espanhol. 

Histórico

O Aeroporto de Guarulhos transporta 36 milhões de passageiros por ano e é o maior do país. Em 2012, uma greve dos agentes da PF provocou atrasos e cancelamentos de voos internacionais.

 

 

 

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO