Trânsito

Maioria aprova bicicleta como meio de transporte, aponta enquete

Participantes acreditam, no entanto, que a cidade ainda não está preparada para o convívio entre ciclistas e motoristas 

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

Ciclofaixa - bicicletas
Ciclofaixas: alternativa para os ciclistas nos fins de semana (Foto: Arquivo SEME/Secretaria Municipal de Esportes)

O atropelamento do limpador de vidros David dos Santos Souza, de 21 anos, que perdeu o braço enquanto trafegava de bicicleta em plena Avenida Paulista, reacendeu o debate sobre o convívio entre ciclistas e motoristas na cidade. 

Questionados em enquete da VEJASAOPAULO.COM, a maioria dos usuários do site (71%) respondeu que a cidade não está preparada para este convívio. A mesma sondagem, encerrada na quarta (20) mostrou, no entanto, que os internautas aprovam a bicicleta como meio de transporte na capital. Ao serem questionados se a bike seria uma alternativa de transporte, 94% responderam que sim, ante apenas 5% que votaram não. 

Resultado semelhante se repetiu ao serem questionados se as ciclofaixas de lazer --que hoje funcionam apenas nos domingos e feriados-- deveriam ser adotadas durante a semana: 90% concordaram com a ideia. Contraditoriamente, para 94%, as bicicletas devem se restringir a uma opção de lazer, utilizadas somente em áreas destinadas a este fim, como as próprias ciclofaixas, ciclovias e parques. 

A enquete permaneceu no ar durante uma semana e  recebeu um total de 5.672 votos.

Fonte: VEJA SÃO PAULO