Crianças

Uma lista de acampamentos infantis temáticos

De aulas de skate a treinos de futebol, oito colônias de férias para agradar a criançada

Por: Júlia Gouveia - Atualizado em

brasil skate camp 2353 acampamento
Manobras radicais para a molecada no Brasil Skate Camp, em Sorocaba (Foto: Divulgação)

 

SOBRE RODINHAS

Para a criançada que parece já nascer com rodas nos pés, o Brasil Skate Camp (☎ 3223-4846) é totalmente dedicado a essa prática. Com capacidade para cerca de 120 alunos de 5 a 17 anos, o local terá estrutura com seis pistas — inclusive uma rampa de 3 metros de altura. Durante a semana de treino, estão programados campeonatos, oficinas e apresentações de profissionais do esporte. Realizada no Acampamento Vip’s, em Sorocaba, a edição atual tem vagas para o período entre 18 a 21 e 22 a 25 de julho. O preço é de 1 079 reais.

+ Roteiro completo de programas infantis

go outside 2353 acampamento
Acampamento de "verdade", com direito a barraca e aventuras na mata, no Go Outside, em Juquitiba (Foto: Divulgação)

+ Mais dicas e atrações para as férias

NATUREZA "SELVAGEM"

Fazer fogueira, encarar trilhas na mata e dormir em barracas de camping. Crianças com espírito aventureiro, a partir dos 6 anos, podem gostar da experiência “mais realista” do Go Outside (☎ 5052-4085). Ali elas poderão se dedicar a atividades em meio à natureza, como mountain bike, canoagem, escaladas e até trekking noturno. Brincadeiras com fundo educacional, como plantio de árvores e até aulas com técnicasde acampamento, também fazem parte da agenda. Apesar do estilo aparentemente roots, todas as estripulias se darão dentro do Adventure Ranch, sítio em Juquitiba. A saída será no dia 14 de julho, com duração de quatro noites. Custa 2 220 reais.

broadway camp 2353 acampamento
Aulas de musicais no Broadway Camp, no NR2, em Sapucaí Mirim (Foto: Divulgação)

NO CLIMA DA COPA

Está contagiado pela Copa do Mundo e sonha em ser um jogador de futebol? O Milan Junior Camp promete treiná-lo em um programa realizado pelo Nosso Recanto 2 (☎ 5090-7418), em Sapucaí Mirim (próximo a Campos do Jordão). Meninos e meninas entre 8 e 15 anos participarão de treinos e atividades recreativas, passando por uma verdadeira imersão no futebol. O circuito custa 2 735,05 reais e acontece entre 20 e 26 de julho.

+ Cidade das crianças: um blog de pais para pais

EM INGLÊS

Como nenhuma criança quer fazer lição de casa nas férias, a proposta do English Camp (☎ 3062-6333) é dar um up no inglês da garotada de forma descontraída. Há diversas brincadeiras nas quais se fala o idioma, inclusive esportes típicos dos Estados Unidos, a exemplo de hóquei e beisebol. Em Itapetininga, o local recebe acampantes de 5 a 17 anos. Serão duas temporadas em julho: de 9 a 13; de 13 a 17 e 17 a 21. Preços a partir de 1 462,00 reais.

carrocao 2353 acampamento
Visita à Caverna do Lago Azul, a gruta de mentirinha do Carroção, em Tatuí (Foto: Divulgação)

EXPEDIÇÃO NA CAVERNA

É de mentirinha, mas quem disse que a molecada se importa? Em Tatuí, no Sítio do Carroção (☎ 15-3305-2000), repleto de atrações cenográficas, a Caverna do Lago Azul é um dos destaques das férias. Antes restrito às excursões escolares, o local simula uma gruta, com direito a estalactites e estalagmites. Especialistas explicam aos visitantes de 5 a 16 anos conceitos de espeleologia (estudo das cavernas). Se eles prestam atenção, não dá para saber: a água aquecida e o toboágua são distrações com as quais é difícil competir. Haverá cinco períodos em julho: de 6 a 12; 13 a 19 e 20 a 26. Cada um custa a partir de 2 865 reais.

sitio do picapau amarelo acampamento 2353
Pais e filhos podem brincar juntos no acampamento do Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo, em Mairiporã (Foto: Divulgação)

EMÍLIA E CIA.

Para alguns pais é difícil deixar os filhotes viajar sozinhos. Esse não é um problema no Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo — Mairiporã (☎ 3742-7131). Embalados pelos personagens de Monteiro Lobato, ali os adultos também podem acampar. Há luau da Cuca, tarde de histórias com a Dona Benta, passeio de barco com o Tio Barnabé. E nada de quarto coletivo: os acampantes, de qualquer idade, ficam hospedados em apartamentos privativos. Os pacotes custam a partir de 1060 reais (duas pessoas). Nesse caso, o traslado não está incluso no preço. As estadas estão programadas de 18 a 20 de julho.

peraltas 2353 acampamento
No Peraltas, em Brotas, a criançada aprende sobre astronomia durante o passeio ao planetário da Fundação CEU (Foto: dIVULGAÇÃO)

NAS ESTRELAS

Além de todas as brincadeiras tradicionais de um espaço de férias, o Peraltas (☎ 3035-1900), situado em Brotas, tem uma atração que deixa o público nas nuvens: uma visita ao planetário da Fundação Centro de Estudos do Universo (CEU). Lá é possível até observar os planetas em telescópios de verdade. A propriedade ainda dispõe de atrações que explicam conceitos de geologia e paleontologia. Para julho, há diversas opções de data: de 5 a 10; 10 a 16; 16 a 22 e 22 a 25. O programa custa a partir de 1 215 reais e são aceitos crianças e adolescentes de 4 a 16 anos.

paiol 2353 acampamento
A temporada no Paiol Grande, em São Bento do Sapucaí, vai ser temática de TV e cinema (Foto: Divulgação)

ESPORTES PARA TODOS OS GOSTOS

O esporte nacional é o futebol - ninguém discute. Mas se o seu filho fica animadíssimo com outras modalidades, considere mandá-lo para o Acampamento Paiol Grande (☎ 12-3971-1579), em São Bento do Sapucaí. A temporada de julho será toda inspirada em esportes, chamada Paiol de Todas as Modalidades. Os terão aulas de rúgbi, arqueirismo, ciclismo, skate e também futebol. Haverá três temporadas para crianças de 7 a 17 anos, em julho: de 1 a 7; 9 a 16 e 18 a 26. Os preços vão de 1 950 reais a 2 445 reais.

Fonte: VEJA SÃO PAULO