Malhação

Como entrar em forma a qualquer hora em São Paulo

Conheça os espaços que oferecem aulas noturnas para quem não tem tempo de malhar durante o dia

Por: Marcus Oliveira

Academia Gaviões 24 horas
Academia Gaviões: unidade perto da Avenida Paulista fica aberta durante a madrugada (Foto: Divulgação)

A rotina apertada não é mais desculpa para deixar a malhação de lado. De olho no público atarefado e que pretende fugir de aparelhos lotados, algumas academias oferecem aulas e horários diferenciados.

+ Lalá Noleto revela sua série de treinos na academia

Segundo o diretor técnico da Bodytech, Eduardo Netto, para as pessoas que têm hábitos noturnos, fazer exercícios à noite é uma boa saída para montar uma rotina mais regrada. Um dos principais fatores que leva esse público à academia após às 22h é o menor movimento que ajuda a individualizar o atendimento por parte dos professores. Mas isso também é um fator de risco, já que, por ser uma das últimas atividades do dia, os marombeiros da noite acabam faltando com certa frequência.

"Muita gente vem treinar estressada, com raiva após um dia ruim. Elas confundem as atividades físicas com as emoções. Isso é uma falha e não melhora o desempenho. Em muitos casos precisamos modificar a série, indicar uma aula de alongamento, luta, bike. Isso varia conforme o perfil do aluno" afirma Eduado.

Quem prefere fazer atividades físicas à noite deve ficar atento. De acordo com o especialista, nesse período o organismo está em fase de anabolismo, ou seja, está preparando o corpo para a noite de sono, o que pode fazer o desempenho nas atividades diminuir um pouco, comparado com quem treina na parte da tarde, por exemplo.

Entre as redes mais badaladas, algumas unidades da Companhia Athletica e Bodytech abrem até à 0h durante a semana. Na Reebok, as turmas de CrossFit, aula que queima 800 calorias em trinta minutos, rolam até às 21h30 e também aos domingos. O público encontra atividades noturnas na Bio Ritmo e Competition. Para quem não consegue malhar nos dias de trabalho, os espaços funcionam também aos sábados e domingos, inclusive com programação de aulas disputadas durante a semana.

Saiba as academias que oferecem aulas em horários estendidos e as unidades que abrem 24 horas ou funcionam aos domingos:

Academia 24 horas
Academia 24 horas: aberta durante a madrugada (Foto: Divulgação)

Academia 24 horas: a rede dispõe de três unidades, sendo uma na Zona Norte e duas no Tatuapé. O objetivo de abrir durante a madrugada é reunir um público que prefere fazer um treino rápido, sem precisar dividir aparelhos com outras pessoas. Durante esse período, o espaço oferece um professor para orientar os alunos e não há programação de aulas.

Academia Gaviões: das dez unidades espalhada pela cidade, quatro fuincionam 24 horas. As duas mais movimentadas estão localizadas em Perdizes e perto da Avenida Paulista. As aulas ocorrem até as 22h, mas frequentadores têm acesso aos aparelhos de musculação após esse horário. A movimentação é bem mais tranquila que durante o horário comum e, inclusive, a atriz Cláudia Raia e o seu namorado Jarbas Homem de Mello, ambos em cartaz com o musical Crazy For You, podem ser vistos por lá durante a noite.

Bodytech
Bodytech: unidade do Jardins funciona até 0h na semana e abre aos domingos (Foto: Fernando Moraes)

BodyTech: as unidades localizadas nos shoppings Eldorado e Iguatemi abrem as portas até as 23h, enquanto nos Jardins o horário de funcionamento vai até a 0h. Para fazer aula de corrida é preciso chegar até as 21h, enquanto nas unidades dentro dos shoppings rolam equipes para circuitos, boxe, pilates, alongamentos e natação no mesmo horário. Quem pretende queimar umas calorias no final de semana pode utilizar as salas de musculação das três unidades aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h.

Bio Ritmo: quem se exercita nas unidades da Paulista ou em Moema pode malhar até as 23h durante a semana. Ideal para relaxar após a rotina de trabalho e ainda exercitar o corpo, a última aula do dia na Paulista é de alongamento e começa às 21h45. A rede que fica dentro do Conjunto Nacional funciona aos sábados, das 10h às 18h, e aos domingos, das 10h às 16h. Em Moema a sala de musculação abre das 9h às 15h30, no sábado, e das 9h às 13h, no domingo. Unidades do Morumbi e Campo Belo também funcionam nos finais de semana.

Competition Natação
Competition: alunos podem fazer aula de natação até 22h45 durante a semana (Foto: Divulgação)

Competition: quem curte praticar exercícios na água pode utilizar as piscinas das três unidades até as 22h45. Os mais animados que preferem queimar calorias no ringue têm à disposição aulas de boxe nas unidades Paulista e Oscar Freire até as 22h30 durante a semana. Todas as unidades abrem as portas aos sábados e domingos. Na Oscar Freire, o horário do sábado é das 10h às 16h, na Paulista, das 10h às 16h, e em Higienópolis, das 8h às 14h. Aos domingos, as unidades abrem das 10h às 16h, sem programação de aulas.

Smart Fit: com 24 unidades espalhadas por toda a cidade, a academia atrai um público com uma certa experiência para praticar atividades físicas em aparelhos de musculação. O esquema da rede deixa os frequentadores bem à vontade e eles mesmos devem marcar um encontro para receberem orientação de professores. A partir daí é elaborada uma série de exercícios. O treino pode ser ajustado, inclusive, à rotina dos frequentadores. Durante a semana, as unidades funcionam até as 23h. Aos sábados, das 9h às 18h, e aos domingos, das 10h às 16h. Não há programação de aulas.

Reebok aula CrossFit
Reebok: aula de CrossFit rola aos domingos (Foto: Divulgação)

Reebok: as duas unidades, Vila Olimpia e Shopping Cidade Jardim, funcionam diariamente até as 23h. Em ambas, as aulas rolam até as 21h30, incluindo a CrossFit, que queima até 800 calorias em 30 minutos. No mesmo horário, há  turmas para fazer abdominal, bike e natação.  Aos domingos, a unidade dentro do shopping abre das 9h às 17h.

Cia. Athética: a unidade do Shopping Anália Franco fica aberta até a 0h. Os alunos podem fazer às 23h30 um treinamento individualizado elaborado pelos professores e realizado nas esteiras, bicibletas ergométricas e outros equipamentos. O circuito trabalha pernas, tronco e glúteos. Para participar é preciso fazer agendamento. Na unidade dentro do Shopping Morumbi também é possível fazer o mesmo treinamento e participar ainda de aulas de natação com início às 22h e duração de trinta minutos. Aos sábados, domingos e feriados, ambos os espaços funcionam das 8h às 17h, com atividades das 9h às 16h30, variando de unidade para unidade.

Fonte: VEJA SÃO PAULO