Beleza & bem-estar

A montanha mágica

Um spa com tratamentos exclusivos by Ivo Pitanguy, ao pé dos Alpes Suíços

Por: Rachel Verano - Atualizado em

Spa guarda golf
A piscina aquecida do spa: frio, só do lado de fora (Foto: Divulgação)

Ao som do jazz da banda alemã De-Phazze sob um teto de estrelinhas azuis, rosto e colo são massageados em movimentos firmes e sincronizados. Primeiro, é aplicado um esfoliante, para ativar a microcirculação e estimular a renovação celular e, na sequência, um creme de efeito calmante e textura aveludada. Do lado de fora cai uma neve branca e fininha, e o que se descortina são alguns dos mais lendários picos dos Alpes: o Matterhorn (que inspirou o formato do chocolate Toblerone) e o Mont Blanc. A 300 quilômetros de Zurique, na porção francesa da Suíça, o Spa Guarda Golf é o único do mundo onde o menu de tratamentos faz uma ode, exclusivamente, ao mais famoso cirurgião plástico brasileiro de todos os tempos — ali, em uma área de 600 metros quadrados, os produtos de beleza são da grife Beauty by Clinica Ivo Pitanguy.

Externa Varanda spa guarda golf
A varanda do Hotel Guarda Golf: vista para os picos, sempre cobertos de branco (Foto: Divulgação)
Instalado dentro do hotel de mesmo nome, umc inco-estrelas de estilo alpino de 25 quartos, o spa tem localização estratégica: fica no coração de Crans-Montana, duas cidadezinhas contíguas que somam menos de 5 000 habitantes e se esparramam ao pé de uma estação de esqui com 140 quilômetrosde pistas. A região é conhecida por ter o ar mais puro da Suíça, com propriedades ditas curativas — não por acaso, a clínica La Prairie, famosa por seus tratamentos antienvelhecimento e cosméticos caríssimos, fica nas imediações, a cerca de 100 quilômetros. Mas a escolha foi também pessoal: a família Pitanguy frequenta a região há mais de quarenta anos e mantém residência por lá. “Conheci Crans-Montana ainda na adolescência”, diz Gisela Pitanguy, filha do médico e responsável pela linha de cosméticos.

A saga dos produtos de beleza assinados pelo papa da cirurgia plástica brasileira teve início no fim dos anos 90, ainda no Brasil, mas não decolou. Foi preciso que uma empresa internacional (a francesa C.P.I.) patenteasse as fórmulas para que os potinhos antienvelhecimento ganhassem o mundo — são hoje vendidos em mais de 250 pontos de países europeus, e também nos Estados Unidos, no Japão e na China, por preços que chegam a atingir mais de 700 reais (por ironia, ainda não estão disponíveis aqui). Criados com o objetivo de atuar na regeneração celular, os esfoliantes, séruns e cremes têm em sua composição ingredientes como extrato de urucum e centella asiática, planta com altas doses de colágeno concentradas. “Uma única aplicação já é capaz de mostrar ótimos resultados”, afirma a dermatologista francesa Catherine Bombal, responsável pelo desenvolvimento das fórmulas.

beauty by Ivo Pitanguy
Produtos Beauty by Clinica Ivo Pitanguy: só no exterior (Foto: Divulgação)
Em busca desses pequenos milagres, gente domundo inteiro peregrina rumo a Crans-Montana,onde as salas de tratamento do spa são cercadaspor uma piscina, sempre aquecida a 30 graus. Entreum tratamento e outro, é possível ver o tempopassar devagar na varanda com vista para os picos eternamente nevados. Do restaurante saem delícias que vão de fondues e raclettes a cremes de aspargos com trufas frescas. Para acompanhar, a adega está recheada de preciosidades. Garantia de que as rugas — pelo menos as de preocupação — vão desaparecer num piscar de olhos.

Hotel e Spa Guarda Golf. Route des Zirès, 14, ☎ 41 (27) 486-2000, hotelguardagolf.com. Diárias a partir de 650 francos suíços (1 405 reais) e tratamentos de 145 a 320 francos suíços (315 a 690 reais)

Fonte: VEJA SÃO PAULO