Cinema

'A Hora Mais Escura' e 'Indomável Sonhadora' trazem o Oscar às telas

Indicados na principal categoria da festa de Hollywood, os longas são os últimos dos principais concorrentes a estrear na cidade

Por: Miguel Barbieri Jr. - Atualizado em

'A Hora mais Escura' e 'Indomável Sonhadora'
'A Hora mais Escura' e 'Indomável Sonhadora' (Foto: Divulgação)

Embora seja a temporada do Oscar, não é muito comum todos os longas-metragens indicados a melhor filme estarem em cartaz ao mesmo tempo. Por uma feliz coincidência, as duas fitas que faltavam para completar a lista dos nove concorrentes chegam aos cinemas: A Hora Mais Escura, nas telas desde sexta (15) e Indomável Sonhadora, com estreia prometida para sexta (22).

+ Acompanhe a premiação do Oscar no blog do Miguel

A Hora Mais Escura trata da caçada ao terrorista Osama bin Laden, morto por uma equipe da Marinha americana em maio de 2011. Para dar estofo verídico ao projeto, o roteirista Mark Boal foi em busca de testemunhas para recriar f elmente a história. Chegou-se, então, à personagem de Maya, uma então novata agente da CIA cuja identidade continua em sigilo. Interpretada por Jessica Chastain (no páreo para o Oscar de melhor atriz ao lado da menina Quvenzhané Wallis, de Indomável Sonhadora), Maya começa presenciando, no Paquistão, em 2003, a tortura de um prisioneiro ligado à Al Qaeda. A partir daí, o espectador acompanha, por oito anos, sua jornada para localizar Bin Laden. Maya mostra-se perseverante, inclusive para encarar seus chefes quando uma pista dá quase como certo o esconderijo dele: uma fortaleza ao norte de Islamabad. Kathryn Bigelow levou o Oscar de melhor direção três anos atrás por Guerra ao Terror. Mais afiada, conduz um enredo-reportagem sem concessões sentimentais.

No início da corrida ao Oscar, A Hora Mais Escura e Lincoln eram tidos como favoritos. Contudo, nas últimas semanas, perderam o fôlego e importantes prêmios dos sindicatos para Argo. A disputa será acirrada na cerimônia do domingo (24). Há algo especial nos nove candidatos e nenhum deles vai causar decepção caso saia vencedor. Além dos já citados, Amor, Django Livre, As Aventuras de Pi, Os Miseráveis e O Lado Bom da Vida ainda seguem nos cinemas da cidade. Se você ainda não os viu, a hora é agora.

AVALIAÇÃO:

A Hora mais Escura: ✪✪✪✪

Indomável Sonhadora: ✪✪✪

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO