Cinema

A batalha dos zumbis: ‘Guerra Mundial Z’ vs. ‘Juan dos Mortos’

Superprodução com Brad Pitt, que estreia nesta sexta (28), dividirá espaço no circuito da cidade com a comédia de terror cubana. Veja as diferenças entre os filmes

Por: Tiago Faria - Atualizado em

'Juan dos Mortos' e 'Guerra Mundial Z'
'Juan dos Mortos' e 'Guerra Mundial Z': entre Cuba e Hollywood (Foto: Divulgação)

De um lado, zumbis criados com efeitos caríssimos de computação gráfica. De outro, mortos-vivos cubanos de baixo orçamento. A partir de sexta (28), com a estreia da superprodução Guerra Mundial Z, começa a batalha entre dois filmes de zumbis em exibição na cidade. O novo blockbuster com Brad Pitt disputa atenções na cidade com o curioso Juan dos Mortos, que custou 63 vezes menos.

As tramas têm um ponto de partida parecido: uma epidemia transforma pessoas comuns em monstrengos sedentos por sangue. As diferenças, no entanto, começam na escala de cada projeto. Enquanto a ameaça de Guerra Mundial Z é global, em Juan dos Mortos o araque se dá na ilha de Fidel Castro.

+ Leia entrevista com o diretor de Juan dos Mortos, Alejandro Brugués

Em tom, os filmes também são muito diferentes. Os zumbis cubanos se tornam pretexto para uma sátira da vida em Havana, sem perspectivas e, por isso, criticada por uma parte da população. Já o novo hit hollywoodiano opta pelo formato de uma típica fita de ação, com perseguições e ritmo tenso.

Abaixo, veja uma comparação entre os filmes e faça a sua escolha: 

Guerra Mundial Z
'Guerra Mundial Z': a luta contra os zumbis (Foto: Divulgação)

GUERRA MUNDIAL Z

Trama: Uma invasão de zumbis toma conta do planeta. Para encontrar uma forma de encerrar o caos, um especialista aposentado da ONU entra em ação.

Orçamento: 190 milhões de dólares

Astro principal: Brad Pitt

Diretor: Marc Forster, de 007 – Quantum of Solace e O Caçador de Pipas

Locações: Inglaterra, Escócia, Estados Unidos, Hungria e Malta

Cenas de ação: Mirabolantes, com muitos efeitos visuais. Em uma delas, zumbis atacam um avião em pleno voo

Mortes: Bilhões (são cerca de 800 mil zumbis furiosos, no total)

Em 3D? Sim

Bilheteria: 112 milhões de dólares (na primeira semana de exibição)

Juan dos Mortos
Cena do filme "Juan dos Mortos": zumbis atacam Havana (Foto: Divulgação)

JUAN DOS MORTOS

Trama: Um comerciante cubano fracassado encontra uma forma de lucrar com o ataque de zumbis em Cuba: se oferece para matar parentes que se transformaram em mortos-vivos

Orçamento: 3 milhões de dólares (é o filme mais caro produzido em Cuba sem financiamento estatal)

Astro principal: O ator cubano Alexis Diaz de Villegas

Diretor: Alejandro Brugués (é o seu segundo longa da carreira)

Locação: Havana

Cenas de ação: Poucas, já que o orçamento não permitia. O zumbis são lentos, porém, assustadores

Mortes: Centenas

Em 3D? Não

Bilheteria: 18 milhões de dólares

Jeff Bridges e Ryan Reynolds em 'R.I.P.D.'
Jeff Bridges e Ryan Reynolds em 'R.I.P.D.' (Foto: Divulgação)

VEM AÍ...

Conheça os próximos filmes de zumbi que entrarão em cartaz

R.I.P.D.

A comédia de ação conta a história de um departamento policial chamado Descanse em Paz, formada por soldados mortos-vivos. Um novo integrante da equipe, interpretado por Ryan Reynolds, tenta encontrar o homem que o matou. Robert Schwentke, da comédia Red – Aposentados e Perigosos, dirige. Estreia nos Estados Unidos em 19 de julho.

Zombie Hunter

Danny Trejo, o astro da comédia Machete, está no elenco desta fita de ação ambientada em um futuro pós-apocalíptico. Nesse cenário desolado, os poucos sobreviventes dirigem carros velhos em alta velocidade, à procura de carne humana. Ainda sem previsão de estreia no Brasil, o longa será lançado nos Estados Unidos em 2013.

Cockneys vs. Zombies

A comédia britânica, exibida recentemente no Festival Cultura Inglesa, mostra uma gangue de assaltantes de bancos que muda o ramo de atuação a partir do momento em que Londres é infestada por mortos-vivos. Ainda sem previsão de lançamento no Brasil.

REC 4: Apocalipse

Na continuação da fita de horror espanhola, a personagem principal, Ângela Vidal (interpretada por Manuela Velasco), é resgatada do prédio que sofreu o ataque de zumbis para se examinada por uma equipe de S.W.A.T. Lá, os oficiais descobrem que a mulher foi infectada pelo vírus do mal. Estreia na Espanha ainda este ano.

Orgulho e Preconceito e Zumbis

Uma adaptação do livro de Seth Grahame-Smith (autor de Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros) está em desenvolvimento. A atriz Natalie Portman foi cotada para o papel principal, mas decidiu apenas produzir o longa. Por enquanto, apenas o nome da atriz Lily Collins está confirmado.

Fonte: VEJA SÃO PAULO