Cinema

35ª Mostra: confira os destaques desta terça-feira (25)

Programação de hoje conta com novo documentário de Werner Herzog

Por: Bruno Machado - Atualizado em

"Caverna dos Sonhos Esquecidos"
Exibição suspensa: "Caverna dos Sonhos Esquecidos" não chegou aos realizadores da Mostra (Foto: Divulgação)

Documentário

Para os amantes do cinema-verdade, a Mostra apresenta hoje (25) o documentário "Caverna dos Sonhos Esquecidos", do alemão Werner Herzog. A sessão, que deverá ser das mais disputadas, conta com recursos 3D para narrar a jornada do documentarista por cavernas no sul da França onde estão presentes os mais antigos registros humanos já encontrados.

+ Leia tudo sobre a Mostra

+ Mostra Internacional de Cinema: faça seu roteiro com nossa ferramenta

+ Os melhores filmes em cartaz: veja a lista completa aqui

Outro destaque é “Soldados a Caminho do Puteiro – Memórias de Uma Guerra Quase Imaginária”, no qual o diretor Hermes Leal narra, por meio de sua própria história, a Guerrilha do Araguaia. O título do filme remete à rua onde o escritor viveu, que ligava o quartel ao prostíbulo da cidade. Para quem gosta de hip-hop, a sessão de “Batidas, Rimas & Vida: as Viagens de A Tribe Called Quest” será imperdível. O filme apresenta a trajetória da banda americana que, formada em 1988, foi considerada uma das precursoras do rap alternativo. O documentário conta com depoimentos de artistas como os músicos do Beastie Boys, Kanye West e Mos Def.

Ficção

Hoje também é uma boa oportunidade para assistir a alguns títulos bastante esperados, como “Attenberg”, o candidato grego a uma vaga no Oscar do ano que vem. No longa, a atriz Ariane Labed interpreta uma jovem de vinte e poucos anos que vive alheia aos demais. Sua vida muda quando sua única amiga passa a lhe dar aulas de educação sexual.

“Elena”, premiado em Cannes, narra a história de uma mulher que se sente rejeitada pelo seu segundo marido, um homem rico e distante. A gota d’água acontece quando ele decide deixar toda sua fortuna para uma filha do primeiro casamento. Elena, então, entra em ação para dar um novo rumo ao dinheiro.

O iraquiano “As Flores de Kirkuk” apresenta a história (baseada em fatos reais) de Mokthar e Najla, dois jovens que se apaixonam e tentam viver uma relação durante o auge do regime de Saddam Hussein.

Por fim, “Montevidéu – O Sonho da Copa” pode interessar aos amantes do futebol. O filme narra a complicada história de formação do primeiro time de futebol sérvio que, para disputar a primeira Copa do Mundo, realizada no Uruguai, em 1930, reuniu os tipos mais estranhos e desajustados.

Clássicos

Entre os filmes que marcaram época, os destaque de hoje são “1900” (1976), um épico do italiano Bernardo Bertolucci, com Robert De Niro e Gérard Depardieu. Para os fãs de Elia Kazan, a retrospectiva do cineasta continua com “Clamor do Sexo”, de 1961, com Natalie Wood (indicada ao Oscar por esse papel) e Warren Beatty fazendo um complicado par romântico.

É Grátis!

O vão livre do MASP exibe “Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos”, de Woody Allen. O filme foi um dos mais procurados na Mostra do ano passado.

Fonte: VEJA SÃO PAULO