aniversário

25 motivos para amar São Caetano

Com o melhor índice de desenvolvimento humano do país, a cidade do ABC tem belos parques, fábricas históricas e variadas opções gastronômicas

Por: Redação VEJASÃOPAULO - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

São Caetano do Sul, município que pertence à região metropolitana de São Paulo, completa 137 anos nesta segunda-feira (28). Para entrar no clima de festa, selecionamos o que há de melhor na cidade: das grandes avenidas, como a Presidente Kennedy, por onde circulam ciclistas, pedestres e carros, às áreas verdes, como o Espaço Chico Mendes, o principal parque da região. E mais: restaurantes, bares badalados e lugares que nos despertam lembranças, como a fábrica de chocolates Pan.

 

1. Inaugurado em 2011, o ParkShoppingSãoCaetano é um centro de compras com mais de 100 000 metros quadrados. Entre as 218 lojas, destacam-se a joalheria H.Stern, o empório de cosméticos Body Store e a MAC, paraíso das maquiagens. Redes como América, Andiamo, Outback e Viena estão entre as opções gastronômicas.

2. Uma das opções de lazer para quem vive em São Caetano é o Espaço Verde Chico Mendes, que possui área de 140 000 metros quadrados. A infraestrutura oferece sete quadras poliesportivas, pistas de cooper, cafeteria, lanchonete e espaços de convivência aos visitantes, que aproveitam o ar puro e o contato com espécies de árvore da Mata Atlântica.

3. Desde 1994, a Doceria Chantilly é um dos pontos prediletos dos moradores locais, que saboreiam delícias como a torta mil-folhas, recheada com creme de baunilha e leite condensado, e o bombom de morango, que leva recheio de brigadeiro branco e cobertura de chocolate ao leite. 

4. Passear pela Avenida Presidente Kennedy é um roteiro para todas as idades. O canteiro central tem ciclovia e espaço para caminhada, além de bancos para descansar. Aos domingos, a via fica interditada da altura da Rua Tijucussu até a Cavalheiro Ernesto Giuliano. 

5. Giuliana Flores é uma das principais lojas online do ramo. Os arranjos que fazem sucesso pelo país também podem ser encontrados em dois endereços em São Caetano: na Rua Monte Alegre, 127, e em um quiosque na Avenida Goiás. 

6. Muito frequentado por jovens, o Rei do Dog é um clássico da cidade. Oferece quatorze opções de sanduíche, que atraem baladeiros depois da noitada. Cachorrão (R$ 19,50), um dos mais pedidos, leva duas salsichas, requeijão, milho, vinagrete, bacon, batata palha, purê de batata, cheddar e orégano. Tudo isso em baguete de trinta centímetros.

 

7. A agitada Avenida Goiás concentra vários bares e restaurantes. O rodízio do japonês Akaza Sushi Lounge é um dos mais concorridos e tem até opção vegetariana. Para beber e petiscar com amigos, as dicas são o Arandelas Bar, com mesas na calçada, e o Salvador Dalí, com boa programação de rock e MPB ao vivo. 

8. Eleita seis vezes pelo júri de VEJA ABC "Comer & Beber" como a melhor na especialidade carnes, a churrascaria Vivano Grill está sempre lotada. O salão, com capacidade para 500 pessoas, é decorado com quadros que contam a história da cidade. Atenção à carta de vinhos, que tem 150 rótulos. 

9. A Igreja Matriz Sagrada Família começou a ser erguida em 1930 e foi inaugurada sete anos depois. Para apresentar ao público sua história, está em construção o Museu Sagrada Família - Catedral e Arte.  

10. No bairro Santo Antônio, a pizzaria Vittorio Veneto oferece cardápio variado. Entre as coberturas mais pedidas, destaca-se a de shiitake, shimeji e cogumelo-de-paris,  refogados na manteiga com shoyu, cobertura de mussarela e azeitona preta (R$ 52,00).

11. Com a nota 0,862, numa escala que vai de 0 a 1, São Caetano tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. De acordo com o levantamento mais recente do IDHM, divulgado no ano passado, a renda per capita média de cerca de 145 mil habitantes da cidade supera 2 000 reais. 

12. No bairro de Santa Maria, a Cidade das Crianças oferece playground e lago com patos para os pequenos se divertirem. Para os adultos, ótima oportunidade para caminhar em meios às árvores do parque.

 

13. Especializado em cervejas, o GoodFellas Bar oferece 350 rótulos entre artesanais e importadas. Para comer, lanches inspirados no cinema, como o pee wee, que leva hambúrguer de calabresa, chilli, queijo prato e azeitona preta.

14. O time de futebol da cidade, que desfrutou de um período de glória há alguns anos, tem uma torcida ilustre, a Bengala Azul, formada por velhinhos apaixonados pelo clube. A instituição foi fundada em 1998 por amigos que não perdiam os treinos e partidas da equipe. Hoje conta com cerca de 600 membros. 

15. O Estádio Municipal Anacleto Campanella é o templo do futebol em São Caetano. Inaugurado em 1955, o estádio passou por duas grandes reformas e hoje tem capacidade para receber 14 400 torcedores.

16. Primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica na ginástica artística, em 2012, o atleta Arthur Zanetti é natural de São Caetano do Sul. Um dos nomes mais importantes de seu esporte atualmente, Zanetti começou a treinar aos sete anos na Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Santa Maria, onde permanece até hoje.

17. A cidade tem sua própria fábrica de chocolates, a Pan, em funcionamento desde 1935. Em excursões escolares, as crianças podem ver de pertinho como funciona o preparo dos doces. Já os adultos podem refrescar a memória comendo os docinhos que marcaram sua infância. 

18. Ao contrário de cidades vizinhas, o clima de segurança garante tranquilidade aos moradores. O Programa Cidade Segura conta com dezesseis itens, entre eles o aumento dos efetivos da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, além da revitalização das Bases de Segurança da cidade. 

19. A proposta da lanchonete Let´s Burger é um retorno aos anos 1980. Da decoração, com capas de discos, cartazes de filmes e video games antigos, ao cardápio, tudo remete à época da new wave e do punk rock. Entre os sanduíches há opções divertidas, como o He Man (hambúrguer, cebola roxa, queijo prato e molho barbecue). 

20. A Fundação das Artes é, desde 1968, o principal polo cultural de São Caetano. Nasceu como uma escola de artes, com cursos nas áreas de dança, música e teatro. Hoje promove espetáculos e é a casa da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul.

21. Cerca de 8 000 pãezinhos são produzidos diariamente na padaria Ben Hur. Os docinhos e a grande variedade de bolos dão cor à vitrine. O ambiente é simples, mas o estabelecimento não decepciona na qualidade das comidinhas.

22. Eclético, o Tríade Pub é ponto de encontro de adolescentes, casais e até famílias e uma das poucas opções que resistem na noite de São Caetano. Aberto de terça a sábado, o bar ao estilo inglês tem uma carta com cervejas importadas como a irlandesa Guinness.  

23. O 7 Mares é um dos restaurantes mais sofisticados da cidade. Predominam na decoração fotos de praias brasileiras. O forte da casa são os peixes e os frutos do mar. A lagosta ao molho provençal está entre as novidades do menu.

24. A tradicional Festa Italiana chega à sua 22ª edição a partir de 2 de agosto. Os festejos que se concentram na Praça Ermelino Matarazzo atraem por ano cerca de 80 000 moradores. Barracas de comidas e bebidas típicas fazem sucesso entre os frequentadores.

25. A La Vicenza Pizzaria possui uma área interna ampla, com salões espaçosos, uma brinquedoteca para as crianças e um bar de espera, onde é possível provar antepastos antes de sentar à mesa. Destaque no cardápio, a pizza da casa vem com mussarela, funghi e orégano.

Fonte: VEJA SÃO PAULO