Roteiro

100 programas para curtir a semana das crianças

Exposições, filmes, peças de teatro, oficinas, espetáculos de dança e muito mais

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Procurando Nemo 3D
'Procurando Nemo 3D': animação fala de amizade e amor entre pai e filho (Foto: Divulgação)

O Dia das Crianças é só na sexta (12), mas elas podem começar a comemorar: a cidade está de cheia de atrações feitas sob medida para elas e toda a família.

Os Sescs e shoppings oferecem oficinas, práticas esportivas, espetáculos e contação de histórias. Os museus e teatros, além das peças e exposições em cartaz, também agendaram para a data boas estreias e reestreias, caso de O Príncipe da Dinamarca, adaptação da companhia Vagalum Tum Tum para o clássico de Shakespeare. Nos cinemas também há novidades bem-vindas: Procurando Nemo 3D e Cocoricó Conta Clássicos.

+ Concorra a ingressos para ver a Galinha Pintadinha

Confira abaixo uma relação com 100 programas para curtir junto com a criançada:

  • Esta atividade conta com música, narração de histórias e exercícios de estimulação motora, criando um agradável espaço de convivência entre as crianças e seus responsáveis. Com Dani Boni e Joana Junqueira. Duração: 40 min. Inscrições no local. Vagas limitadas. Indicado para crianças de 0 a 3 anos acompanhadas dos responsáveis. Dia 12/10/2012.
    Saiba mais
  • Nesta intervenção de teatro de bonecos, o Grupo Caixa de Imagens brinca com o tema do sono e dos sonhos, conduzindo o espectador à refletir sobre o assunto. A história se passa dentro de uma caixa/palco, onde observamos a atuação do boneco/escritor divagando sobre o que acontece quando dormimos. Indicado para crianças a partir de 6 anos. Com o Grupo Caixa de Imagens. Convivência I.
    Saiba mais
  • Contações de histórias voltadas para os bebês e para a relação dos pais com as crianças e os livros. Espaço de Leitura das Crianças. De 06 a 28/10/2012.
    Saiba mais
  • Adaptação da Cia. da Revista para o livro Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril, de Ruth Rocha. Sem trocar uma palavra, as competentes atrizes Bruna Longo e Daniela Flor encenam uma sequência de esquetes cômicos por meio de expressões, gestos e mímica. Igor e Vladimir são dois náufragos que vivem às turras numa ilha deserta enquanto esperam pelo resgate. Em certos momentos, a dupla faz referências ao universo do dramaturgo Samuel Beckett, em Esperando Godot, ou à pureza de Charlie Chaplin ou de O Gordo e o Magro. Para as crianças, ficam evidentes os duelos semelhantes aos dos desenhos animados de Tom e Jerry, Pernalonga e Patolino ou Papa-Léguas e Coiote. Com direito a dinamites, bombas, granadas e armadilhas — todas de mentirinha, óbvio —, ospersonagens se empenham para criar traquinagens e atazanar a vida um do outro, numa verdadeira guerra. Estreou em 25/06/2011.
    Saiba mais
  • Vivência de jogos como queimada, pique-bandeira, base 4, etc, para pais e filhos de 7 a 12 anos. Vagas limitadas. Inscrições no Núcleo Esportivo (6º andar - Torre B) da unidade, no dia da atividade. Ginásio Agon. Grátis. Até 28/10/2012.
    Saiba mais
  • Fundada na década passada, a A Cia Navega Jangada especializou-se no teatro popular e no uso de bonecos. No Dia das Crianças, o grupo vai reunir livros, pais e filhos no Espaço de Brincar para que todos possam ouvir e contar histórias. De 12 a 14/10/2012.
    Saiba mais
  • Com Denise Valéria Pereira. Construção de pião, cata-vento, baragandão e corrupio com materiais simples como papel, barbante, tampinhas de garrafas e jornal. Após confeccionar os brinquedos, as crianças serão convidadas a participar de brincadeiras que explorem as habilidades manuais.15 vagas. Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência no local. Espaço Curumim. De 06 a 27/10/2012.
    Saiba mais
  • A oficina visa fazer a criança estimular sua criatividade, colorindo um leão, de maneira que quiser. O brinquedo a ser colorido tem juba e língua articulada. A atividade será monitorada pela Cada criança colorirá um leão da maneira que quiser, com juba, língua articulada. Com a República Ativa de Teatro. Artistas: Thelma Luz e Vivi Gonçalves. Dia 12/10/2012.
    Saiba mais
  • Por meio de uma grande brincadeira teatral as crianças vivenciam personagens em busca de solucionar o caso do sumiço dos livros! Com a Cia Conto em Cantos. Inscrições no local. Vagas limitadas. Indicado para crianças a partir de 6 anos de idade. Dia 12/10/2012.
    Saiba mais
  • O público acompanha a incrível jornada de um menino que vai fazer sua primeira viagem de trem... sozinho! Com um pouco de medo, mas muita curiosidade, esse menino encontrará os mais inusitados personagens – uma cobra enigmática, um passarinho cantor, um gorila rouco – e acabará por descobrir que o mundo pode ser muito mais encantador e misterioso do que a princípio imaginava.  Grátis.
    Saiba mais
  • Contação de histórias

    Jogos Musicais - Oficina
    Sem avaliação
    A oficina de jogos rítmicos traz aos participantes a experiência de fazer música com objetos do cotidiano, como cartões postais e copos de plástico descartável. O objetivo é educar o ouvido dos menores, através de soluções simples e lúdicas. Orientação dos técnicos do Sesc.15 vagas (inscrição no local). Sala 2. Grátis.
    Saiba mais
  • O bambolê não é um brinquedo com o qual as crianças atualmente estão acostumadas. A oficina tem por objeto retomar a vivência com o objeto, a fim de estimular o ritmo, coordenação motora e o lazer, trabalhando a lembrança de atividades antigas. Deck. Grátis. Até 14/12/2012.
    Saiba mais
  • O surf é um esporte aquático de aventura que compreende 'dropar' as ondas com uma prancha. É uma forma diferente de exercício, além de ser divertido e facilitar o relacionamento entre as pessoas. Com os professores de Educação Física - Estela Pires e Luís Felipe. Recomendado para crianças acompanhadas dos pais e/ou responsável. Como pré-requisito é importante que o participante tenha noções de natação. Necessário cartão de matrícula e exame dermatológico válidos. Vagas limitadas. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Piscina.
    Saiba mais
  • Centros culturais / SESC

    Goela Tagarela
    Sem avaliação
    Utilizando bonecos e objetos, a divertida e faladeira contadora de histórias Goela Tagarela apresenta três histórias engraçadas: O pintinho que virou rei, Zezinho e o peixe gigante e A tagarela. Com Cia AnimaLenda.Local: Biblioteca.
    Saiba mais
  • A partir do repertório especialmente elaborado para as crianças, a apresentação conta com canções de compositores e intérpretes já consagrados como Toquinho, Palavra Cantada, Marisa Monte, Saltimbancos, A Turma do Balão Mágico e Adriana Calcanhoto, finalizando com Azul Cor-de-rosa com Sabor de Chocolate, música inédita de Filipe Murbak, que dá nome ao projeto. Com Fernanda Vital (vocal), Filipe Murbak (violão), Vinicius Rocha (percussão) e Maurício Zacarias (sax). Praça de Eventos. Grátis.
    Saiba mais
  • Confecção de brinquedo que tem como base o jornal e papel crepom de diversas cores. Com Instrutores SESC. Praça de Eventos.
    Saiba mais
  • Com o Barracão Teatro. O palhaço Zabobrim tem a missão de apresentar sozinho todos os números do Circo do Sol. Atrapalhado com a variedade de atrações, ele se esforça para equilibrar pratos em varetas ao mesmo tempo em que escolhe um voluntário da plateia para hipnotizar. Também faz acrobacias e realiza passes de mágica. Acontece dia 12/10/2012.
    Saiba mais
  • Contação de histórias

    Oficina de RPG
    Sem avaliação
    RPG é uma sigla em inglês que pode ser traduzida como “Jogo de Interpretação de Papéis”. Nele um grupo de amigos se reúne para construir uma história, como se fosse um teatro de improviso. Existe um diretor, chamado de 'narrador' ou 'mestre', que vai explicando o desenrolar da trama; e existem os jogadores, que modificam a história à medida que interpretam seus personagens. Como todo jogo possui regras, que contém instruções e ideias para a criação de cenários, protagonistas e antagonistas. Neste encontro, com 12 temas diferentes de jogos para serem performados pelos participantes, os jogos serão conduzidas pelos mestras da Guilda dos Armoreiros. Inscrições no local (60 vagas). Galpão.
    Saiba mais
  • Jogos de tabuleiro, desafios, esportes com raquete e muita diversão. Praça - Térreo. Grátis. Até 27/10/2012.
    Saiba mais
  • Contação de histórias com a Cia. Farnel de Artes. Um grupo de artistas chega a uma cidade onde conta histórias e brinca com jogos musicais com as crianças. Em seguida partem para um longo passeio com itinerário inusitado, cheio de desafios. No meio do caminho encontram a um ser imaginário e misterioso. Duração: 45 min. Pérgola. Grátis.
    Saiba mais
  • Infantil / Contação de histórias

    Toc Patoc
    Sem avaliação
    O espetáculo traz às crianças o contato com cantigas e brincadeiras da cultura popular de gerações passadas, e assim possibilita a experiência direta com elementos expressivos importantes como o canto, o ritmo, a dança e a narração. Na apresentação, são utilizados diversos recursos musicais: a percussão corporal, a percussão com objetos do cotidiano (latinhas, galão de água, caixas de cds, etc.), diferentes combinações entre as quatro vozes, o violão e o cavaquinho como suporte harmônico. O repertório é composto por cantigas populares, de artistas contemporâneos e combinações próprias. Com o grupo Tiquequê. Na Ludoteca.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO