Verão na medida

Saiba como curtir ao máximo a estação mais quente do ano e evitar os desconfortos que o excesso de sol pode causar

Para a maioria das pessoas, janeiro é sinônimo de férias, quando finalmente se tira as roupas de trabalho para ficar à vontade, com o sol na pele e o vento nos cabelos. Nada mais justo. Mas para que nada estrague o bom do verão, é importante não esquecer de alguns cuidados simples, como a proteção da pele e a hidratação.

Nesta época do ano, com o céu claro e o sol forte, a incidência de raios ultravioleta aumenta bastante. Na região do litoral paulista, em locais como a Riviera de São Lourenço e o litoral norte, os índices estão quase sempre muito altos ou extremos, entre 8 e 14 (acima de 6, o índice UV já é considerado alto pela Organização Mundial da Saúde). Isso significa que aumentam também os riscos de danos temporários ou permanentes à pele, como queimaduras, manchas e até mesmo a propensão ao câncer.

A solução é simples, mas precisa ser seguida à risca: usar corretamente o protetor solar. “O certo é reaplicar a cada duas horas, mesmo os produtos resistentes à água”, explica a dermatologista Aline Donati. Quanto ao fator de proteção, vai depender do seu tipo de pele. Quanto mais clara, maior o fator. “O melhor protetor solar que existe é a melanina, por isso as peles mais escuras sofrem menos com o sol. E por isso também que, conforme vamos ficando mais bronzeados, podemos diminuir o fator do protetor”, explica a médica.

Nas crianças o cuidado deve ser redobrado, já que elas ficam na lambança da água do mar, da piscina e da areia. Reaplique o protetor sem dó, lembrando que a maioria dos produtos não é recomendável para menores de 2 anos. Antes disso, é melhor não sair com o bebê entre 10h e 16h, horário que mesmo os adultos devem evitar o sol e se proteger com bonés, guarda-sóis ou em sombras de árvores. E durante todo o dia, os óculos escuros com lentes de qualidade são essenciais para a proteção dos olhos.

 

Cabelos e pós-sol

Assim como acontece com a pele, os cabelos escuros sofrem menos do que os claros quando expostos aos raios solares. “Só quem é loiro ou ruivo, natural ou tingido, precisa de proteção UV para os fios. As outras pessoas podem apenas passar cremes antes da exposição, e todos devem usar um pouco mais condicionador após o sol”, diz Aline.

O corpo também merece hidratante diariamente, além da ingestão de muito líquido para cuidar da hidratação interna. Ao menos dois litros de água, sucos e água de coco por dia ajudam a manter o corpo e a pele saudáveis. “Cuidado com refrescos e refrigerantes, pois eles têm um valor calórico que nem sempre as pessoas levam em conta”, explica a nutricionista Ana Paula Gonçalves. Ela recomenda priorizar a água pura, ou com algumas folhinhas de hortelã ou gotas de limão, e lembra que o álcool também deve ser ingerido com moderação. “É uma boa, inclusive, intercalar um drinque com copos de água, para não passar dos limites nem desidratar”, aconselha.

As frituras e comidas gordurosas pesam no estômago, pois são de digestão mais lenta, deixando uma sensação de cansaço e indisposição quando as temperaturas estão muito elevadas. “Prefira algo mais leve, como biscoitos de água e sal, de polvilho, legumes e frutas secas e frescas e castanhas”, indica Ana Paula. Alguns alimentos como cenoura, abóbora, manga e mamão, ricos em betacaroteno, podem até ajudar no bronzeado devem entrar no cardápio diariamente. E lembre-se: sempre que for comer fora de casa, tenha atenção à higiene, conservação e procedência dos alimentos, para evitar intoxicações alimentares.

Se você só leu essa reportagem depois que já se descuidou do sol ou da alimentação, o jeito é se cuidar para aproveitar os próximos dias: faça uma dieta leve, tome muita água e cuide da pele com bastante hidratante e sombra, até o vermelho e o ardor passarem. Depois, é só seguir as dicas e voltar a curtir!

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