Praça das Corujas garante lazer ao ar livre na Vila Madalena

Local foi recuperado com auxílio dos moradores do bairro e hoje abriga até uma horta comunitária

Muitas vezes, viver em grandes cidades significa ter menos contato com a natureza no dia a dia. Na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, a história não é bem assim. Os moradores dos arredores da rua Pascoal Vita, que beira o córrego das Corujas, decidiram reivindicar o direito a uma praça bem cuidada e funcional, onde pudessem curtir banhos de sol, ar puro e esquecer a agitação do dia a dia.

Em 2011, depois de passar por uma obra de infraestrutura, a praça Dolores Ibarruri, conhecida como Praça das Corujas, foi enfim devolvida à comunidade. O local agora, além de deixar o charmoso bairro ainda mais agradável, trouxe uma dose extra de qualidade de vida aos habitantes da região.

A praça, que tem uma boa área verde, conjuga lazer com atividades voltadas ao meio ambiente e oferece opções de diversão para toda a família. Os mais tranquilos podem apreciar caminhadas entre as árvores frutíferas, como amoreiras e abacateiros, por exemplo, enquanto os mais animados praticam esportes ou cuidam da horta comunitária. “Antes, a praça não tinha um local de parada para as pessoas conversarem. A criação da horta abriu esse espaço. É um lugar de intensa interação e apreciação”, conta Madalena Buzzo, moradora da região e uma das responsáveis pela revitalização da Praça das Corujas.

Ficou com vontade de curtir essa praça tão especial da Vila? Confira algumas opções do que fazer por lá:

Corpo em movimento
A praça é um ótimo lugar para quem gostar de correr e praticar exercícios físicos ao ar livre. Além da pista circular de corrida e caminhada, os visitantes podem usar os aparelhos de ginástica disponíveis.

(Felipe Cotrim/Abril Branded Content)

Seu pet em forma
Animais de estimação são mais do que bem-vindos no local. Aliás, na parte superior da praça não é preciso colocar seu cãozinho na coleira. Eles podem andar livremente, basta serem comportados. Só pedem atenção com os cachorros maiores. “Antes de subirem, eles precisam estar presos a coleiras para não causar medo ou assustar outros animais ou crianças”, explica Madalena. Depois, eles são soltos e é pura diversão.

(Felipe Cotrim/Abril Branded Content)

Muros coloridos
O grafite é liberado nos muros da praça, que se transforma, assim, também em uma galeria de arte urbana a céu aberto. As cores vibrantes, as formas diversas e a ousadia desse tipo de pintura se fundem com o verde do local, criando um contraste inusitado em meio à cidade.

Giro de bike e manobras de skate
Em toda a área coberta com concreto é possível andar de bike e skate em segurança – nada de buracos ou rachaduras. Nos dias mais movimentos, muitos optam por andar ao redor da praça para evitar acidentes com os que estão correndo.

(Felipe Cotrim/Abril Branded Content)

Horta comunitária
Frutas e legumes plantados direto na terra de uma praça: esse é um dos tesouros da Horta das Corujas. Criada e mantida por voluntários – que aprendem e ensinam o cultivo de diversas sementes –, ela recebe todo o carinho e cuidado que um plantio precisa. “A horta é pública e, por isso, qualquer um pode pegar o que é plantado por lá. O que percebemos é que muitos que levam hortaliças para casa acabam voltando com alguma mudinha. É uma troca”, conta Madalena. Ou seja, é um espaço de convívio social e de educação ambiental para passar os domingos.

(Felipe Cotrim/Abril Branded Content)

Cantinho para os pequenos
Como em toda praça, o playground tem presença mais que garantida. Os brinquedos são todos feitos em madeira, com ar bem lúdico, para os pequenos brincarem à vontade e fazerem novas amizades.

(Felipe Cotrim/Abril Branded Content)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s