‘Invocação do Mal’ mostra a força do horror ‘à moda antiga’

Um dos sucessos de bilheteria mais surpreendentes do ano revigorou o terror e abriu caminho para uma safra de novas produções do gênero. Conheça as próximas estreias.

Sem criaturas gosmentas ou assassinos à beira de ataque de nervos, o longa-metragem Invocação do Mal, que estreia na sexta (13), provou que é possível seduzir os fãs de fitas de horror sem apelar para banho de sangue. Dirigido por James Wan, que criou a série Jogos Mortais em 2004 e a abandonou logo depois de sua fama, o filme custou 20 milhões de dólares e rendeu, até agora, doze vezes esse orçamento.

Bem recebida também pela crítica, a produção provocou discussões sobre uma suposta onda de fitas de horror “à antiga”, inspiradas em produções dos anos 70 como O Exorcista e Poltergeist. Isto é: criações que privilegiam os climas soturnos às demonstrações de crueldade dos serial killers.

Se ainda parece cedo para confirmar essa tendência, as fitas do gênero que serão lançadas em breve no Brasil mostram que o espectador talvez esteja cansado de sustos grotescos e prefira um pouco de sutileza e originalidade até quando paga ingresso para testar os nervos. A seguir, veja as próximas promessas do terror ainda para 2013: 

Sobrenatural – Capítulo 2 (18 de outubro)

O diretor de Invocação do Mal volta ao filão das casas assombradas para dar sequência ao filme de 2010. Na trama, a família Lambert tenta resolver o mistério que os conectou ao mundo dos mortos. Com Patrick Wilson e Rose Byrne. 

Uma Noite de Crime

Uma Noite de Crime

Uma Noite de Crime (1º de novembro)

Uma das boas surpresas de 2013, a fita com Ethan Hawke custou apenas 3 milhões de dólares e arrecadou 64 milhões apenas nos Estados Unidos. A trama foge do óbvio ao narrar o drama de uma família que se torna refém de um grupo criminoso em um período de 12 horas em que, seguindo as leis locais, todos os crimes são legalizados. 

Carrie, a Estranha

Carrie, a Estranha

Carrie – A Estranha (29 de novembro)

A refilmagem do sucesso de 1976 volta ao romance escrito por Stephen King para narrar a história de uma adolescente tímida que, vítima de “bullying” no colégio, revela ter poderes sobrenaturais ao ser pressionada pelos colegas de classe. Com Chloë Grace Moretz no papel principal. 

Twixt

Twixt

Twixt (dezembro)

O diretor Francis Ford Coppola, de O Poderoso Chefão, retorna com uma fita em tons góticos para ser vista em 3D. Na trama, um escritor visita uma pequena cidade para divulgar seu novo livro. Lá, acaba se envolvendo em uma trama de mistério ao ser abordado por uma fantasma chamada V. No elenco, nomes como Val Kilmer e Elle Fanning.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s