7 espaços culturais nos Jardins para conhecer e se inspirar

O bairro não só abriga a vanguarda do cenário cultural brasileiro como abre espaço para discutir e sentir a arte de perto

A região dos Jardins é, sem dúvida, a mais cult da capital paulista e um verdadeiro celeiro da arte produzida no Brasil. Com uma série de galerias e centros culturais renomados, tudo o que é vanguarda no país é criado, exibido e debatido nas instituições artísticas do bairro. Para os amantes de arte, listamos a seguir sete endereços imperdíveis para visitar.

Galeria Luisa Strina
Inaugurada há mais de 40 anos, a galeria traz 44 artistas consagrados e emergentes de diversos lugares do mundo. Entre os brasileiros estão nomes como Marepe, Cildo Meireles e Caetano Almeida, além de novos expoentes na arte, como Pedro Motta e Frederico Herrero. Do circuito internacional, Robert Rauschenberg (1925-2008), Léon Ferrarri (1920-2013) e Muntadas marcam presença.
Visite – Em junho, não deixe de ver a exposição de Eduardo T. Basualdo CasiNo | Sentido Único, com esculturas cinéticas, objetos e desenhos.

Endereço: Rua Padre João Manuel, 755
Contato: (11) 3088-2471

(Divulgação/Abril Branded Content)

Zipper Galeria
O foco da galeria, comandada por Fabio Cimino, são as novas visões da arte contemporânea. No acervo, obras de diversas estéticas, inspiradas no universo de cada artista. Por lá, novos talentos têm espaço para apresentar seu trabalho em múltiplas plataformas: fotografia, instalações, vídeo, gravura, desenho. Adriana Duque, Rodrigo Oliveira, Renata Egreja e James Kudo são alguns dos novos talentos a exporem suas obras.
Visite – Confira as exposições Zip’Up: Museu mise-en-scène, de Isis Gasparini, e Muito Sol na Cachoeira, de Bruno Novelli.

Endereço: Rua Estados Unidos, 1494
Contato: (11) 4306-4306

(Gui Gomes / Divulgação/Abril Branded Content)

Galeria de Arte André
Fundada em 1959, esta é uma das mais tradicionais e atuantes galerias do mercado de arte no Brasil. Há décadas acolhe artistas e incentiva o surgimento de apreciadores e colecionadores, não só por meio de exposições, mas também em projetos culturais. Obras renomadas de Bruno Giorgi, Carlos Scliar, Alfredo Volpi e Di Cavalcanti estão disponíveis para revenda.
Visite – Com 1 553 metros quadrados, é reconhecida como a maior galeria de arte da América Latina.

Endereço: Rua Estados Unidos, 2280
Contato: (11) 3081-6664

(Divulgação/Abril Branded Content)

Casa Triângulo
Revelando e consolidando artistas há quase três décadas, a reconhecida galeria de Ricardo Trevisan se estabeleceu como um local livre para experimentações da arte contemporânea brasileira. Nomes de peso como Nazareth Pacheco, Arthur Scovino, Flávio Cerqueira e Marcia Xavier já passaram pelo local.
Visite – Neste mês, você pode conferir a exposição de Felipe Mujica, Sombras Imaginarias Vienen por el Camino Imaginario, com duas belas instalações.

Endereço: Rua Estados Unidos, 1324
Contato: (11) 3167-5621

(Divulgação/Abril Branded Content)

Dan Galeria
Aberta desde 1972, a galeria pode ser considerada moderna e contemporânea. Em seus primeiros anos, o foco eram obras de artistas do movimento modernista. Depois passou pelo construtivismo, a arte concreta e a abstração geométrica. Quando Flávio Cohn assumiu a direção, anos depois, o espaço deu lugar a artistas contemporâneos como Jésus Soto, Lygia Clark, Josef Albers e Max Bill.
Visite – No momento, o acervo contemporâneo da galeria está em exposição para o público.

Endereço: Rua Estados Unidos, 1638
Contato: (11) 3083-4600

(Divulgação/Abril Branded Content)

Itaú Cultural
Desde 1987, o centro cultural divulga e promove a produção artística brasileira tanto no país como no exterior. O instituto é voltado para a pesquisa e produção de conteúdo para o incentivo e a difusão das manifestações artísticas que caracterizam o Brasil. Além disso, o Itaú Cultural possui o programa Rumos, que promove workshops, seminários e cursos de história da arte.
Visite – Em junho, está em cartaz a exposição Ocupação Conceição Evaristo, que homenageia a trajetória da romancista, contista e poetisa mineira.

Endereço: Avenida Paulista, 149
Contato: (11) 2168-1777

(Divulgação/Abril Branded Content)

Galeria Nara Roesler
Considerada uma das principais galerias de arte contemporânea do Brasil, a Nara Roesler representa artistas brasileiros e latino-americanos influentes nos anos 1950, bem como jovens em início de carreira. Atualmente, mantém o programa Roesler Hotel, uma plataforma de projetos de curadoria em parceria com expositores internacionais.
Visite – Na sede de São Paulo – a galeria está presente também no Rio e em Nova York –, confira as exposições Enterro Aquático I, de Paulo Bruscky, e O Ouro e o Mouro, de Marco Maggi.

Endereço: Avenida Europa, 655
Contato: (11) 3063-2344

(Divulgação/Abril Branded Content)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. A matéria lista apenas 7, porém há dezenas espalhadas pelo Jardins e na região do Jardim Europa. A Fiesp recentemente reinaugurou uma grande sala no 1 andar e duas menores no andar de baixo, que estão frequentemente recebendo mostras fora de série.