Bill Gates perde posição de homem mais rico do mundo por poucas horas

O empresário espanhol Amancio Ortega, dono da Zara, ocupou temporariamente o topo do ranking

O espanhol Amancio Ortega, empresário por trás do grupo Inditex, que detém o controle da Zara e de outras marcas de roupas, desbancou o gênio da computação Bill Gates como o homem mais rico do mundo na sexta (23), no ranking da ForbesA publicação americana avaliou a fortuna de Ortega em 79,6 bilhões de dólares. Gates, segundo a revista, tem um patrimônio de “apenas” 78,1 bilhões de dólares. 

+ Friends teve episódio especial que ensinava como instalar o Windows 95

A mudança no topo da lista, no entanto, durou apenas algumas horas. Ortega ultrapassou Bill Gates porque as ações da indústria Diseño Textil, da qual ele é acionista, atingiram um valor recorde de 33,99 euros. Quando a cotação caiu para 33,80 euros no momento seguinte, o empresário espanhol voltou ao segundo lugar. Tudo pode ainda mudar nos próximos dias, conforme os valores voltem a oscilar. Somente no último ano, os papéis da Inditex se valorizaram 50%. 

CONHEÇA O (QUASE) HOMEM MAIS RICO DO MUNDO

Amancio Ortega

Amancio Ortega

O sucesso de Ortega é um caso que vem sendo estudado nas principais escolas de negócios do mundo há duas décadas. Nascido em La Coruña durante a Guerra Civil Espanhola, o filho de um trabalho ferroviário deixou a escola aos 14 anos para trabalhar em uma loja de roupas na sua cidade natal.  Em 1975, fundou a Zara com sua então esposa, Rosalia Mera, para vender lingerie e roupões de banho que eles confeccionavam na sala de casa.O nome Zara surgiu por acaso. Ortega queria chamar sua empresa de Zorba, mas descobriu ao chegar ao registro comercial que essa marca já tinha dono. Na hora, inventou o nome Zara. O negócio cresceu fazendo cópias mais baratas das principais tendências de moda lançadas nos desfiles por grifes badaladas. Atualmente com 79 anos de idade, Ortega evita os holofotes (são raríssimas suas fotos e entrevistas à imprensa) e mantém os hábitos frugais do passado. Até hoje vive em uma casa modesta em La Coruña e almoça todos os dias com seus funcionários no refeitório da empresa. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s