Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Proibiram a Coca na Bolívia? Cinco refrigerantes brasileiros para saciar os andinos

Na manhã desta quarta (1), circulou a notícia de que a  Bolívia ficaria sem dois símbolos da cultura norte-americana: McDonald’s e Coca-cola encerrariam as atividades no país até o fim do ano. A rede de fast food anunciou falência após 14 anos de “tentativas infrutíferas de se instalar na cultura local”. Já a empresa de […]

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 12h16 - Publicado em 1 ago 2012, 17h37

Na manhã desta quarta (1), circulou a notícia de que a  Bolívia ficaria sem dois símbolos da cultura norte-americana: McDonald’s e Coca-cola encerrariam as atividades no país até o fim do ano. A rede de fast food anunciou falência após 14 anos de “tentativas infrutíferas de se instalar na cultura local”. Já a empresa de refrigerantes, segundo jornais, seria expulsa do território.

O presidente Evo Morales e o chanceler David Choquehuanca avisaram que o dia 21 de dezembro vai marcar “o fim da Coca-cola e o início do mocochinche”. Mocochinche? Trata-se de um refresco tradicional, que você pode até fazer em casa. Aprenda a fazer aqui.

No fim da tarde, o departamento de comunicação boliviano desmentiu a informação de que teria expulso o fabricante de Coca-cola e afirmou que o discurso de Choquehuanca não foi intepretado corretamente pela imprensa. Ele teria usado o nome da bebida como metáfora para um período de “egoísmo e individualismo”.

Continua após a publicidade

Ainda assim, para ajudar nossos vizinhos andinos e reforçar as exportações brasileiras, lembramos de alguns refrigerantes locais que podem ocupar o mercado de lá, sem riscos de virar uma ameaça típica do capitalismo ianque.

Guaraná Dolly

A empresa de Diadema (SP) atua principalmente na região sudeste e tem um mascote chamado Dollynho. Os anúncios de TV, que não passam na Globo, são um caso à parte. Para o Dia dos Pais, já há jingle novo no ar. Ouça:

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=KukOvI__qYQ?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Laranjinha

Popular em Santa Catarina, é uma espécie de Fanta mais suave – e o primeiro refrigerante de laranja do Estado. A bebida foi criada em 1925 por Max Wilhelm, imigrante alemão. Conheça mais sobre ele aqui.

Continua após a publicidade

 

Mineirinho

Feito com extrato de guaraná e a erva chapéu-de-couro, é fabricado em São Gonçalo e distribuído no Rio de Janeiro. Mas foi criado na cidade de Ubá, em Minas (daí o nome). É vendido também nas versões diet e light.

Continua após a publicidade

 

Gengibirra

Trata-se de uma versão com gás — produzida pela Cini Refrigerantes — de uma bebida tradicional no sul do país. É feita com gengibre, água, fermento e açúcar. Fabricada desde 1940 no Paraná, dizem que funciona como afrodisíaco.

Continua após a publicidade
 Pitchula

O Grupo Imperial, rede goiana de cervejarias, existe desde 1962 e produz refrigerantes como o American Cola, o Goianinho Guaraná e o Pitchula, bebida criada para o público infantil. E o melhor de tudo, presidente Morales: é, segundo a empresa, o único refrigerante vitaminado do país, já que vem com vitaminas B1, B6 e E.

Guaraná Jesus

Esse é cool, mas não vale mais. A fábrica foi comprada pela Coca-cola em 2001.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.