Postado em 21/11/2012 por Leonam Bernardo
35 comentários | Comente

Cantora inglesa descoberta nas ruas do Rio, Jesuton fala sobre a sua trajetória

A cantora inglesa: das ruas do Rio de Janeiro para as casas de espetáculos (Foto: Guto Costa)

Filha de pai nigeriano e mãe jamaicana, a inglesa de 27 anos se instalou no Rio de Janeiro em março de 2012 com o objetivo de apostar na carreira de cantora. Durante um passeio por Ipanema, viu um músico francês se apresentando na rua. Após pegar algumas dicas com o rapaz, ela seguiu o mesmo caminho e logo um vídeo no qual interpretava Wild Horses, dos Rolling Stones, se tornou um fenômeno na internet. Bingo! Influenciada pela soul music, a moça lança agora o seu disco de estreia, Encontros, no Tom Jazz.  Ao lado de quatro instrumentistas, a artista entoa todas as faixas do álbum, além de uma versão de Come Together, dos Beatles. Carregada de emoção, ela mostra O Mundo É um Moinho, de Cartola. A seguir, Jesuton fala sobre a virada em sua vida:

Quando surgiu o seu interesse pelo Brasil?

Fazia tempo que eu estava interessada pela América Latina. Já conhecia o Equador e o Peru, mas várias pessoas que passaram por mim falaram bem do Brasil. Isso despertou uma curiosidade. Quando cheguei aqui, juntei a vontade de conhecer o país com o desejo de viver de música.

Qual foi a sua trajetória?

Percorri o mundo todo até chegar aqui. Morei dois anos no Peru, dois anos nos Estados Unidos e voltei para a Inglaterra. Lá, eu estava trabalhando em um sindicado. Acabei vindo para o Brasil com o meu marido, Javier. Ele é um chef argentino, mas nos conhecemos no Peru.

Por que começou a cantar pelas ruas do Rio de Janeiro?

Eu queria encontrar um jeito de viver de música. Durante um passeio por Ipanema, ouvi uma voz linda cantando. Era um cantor francês que usava um amplificador. Aquele momento foi muito especial, porque percebi que eu poderia fazer o mesmo. Ele me apoiou bastante e deu várias dicas sobre o equipamento.

Quanto tempo cantou pelas ruas?

Após conhecer o francês, demorei um tempo para começar a cantar. Eu precisava de um amplificador e era muito caro. Depois que comecei, fiquei só um mês e meio nas ruas, mas aprendi muito durante esse período. As pessoas interrompiam as suas rotinas só para me ouvir. Eu ficava surpresa, porque tinha gente que ficava ali por duas horas, chorava….

Jesuton: "O meu trabalho é resultado da necessidade e também de muita sorte" (Foto: Guto Costa)

E como você foi descoberta?

O meu trabalho é resultado da necessidade e também de muita sorte. Eu voltei de um show na rua e vi que tinha um vídeo meu bombando na internet. Considero que foram as pessoas que compartilharam esse vídeo que me descobriram. O apresentador Luciano Huck também foi importante. Depois de me assistir na internet, ele decidiu me procurar. Tudo isso não teria sido possível sem o apoio dele. O Luciano me elevou a outro nível. Conheci a Som Livre e agora estou com o meu primeiro disco nas lojas.

Qual critério usou na hora de escolher as músicas do disco?

Minha principal preocupação era fazer um trabalho representativo. Vivi muitas coisas, passei por muitos países e conheci vários gêneros. Eu queria juntar todas as influências, mesmo que distintas, no trabalho. Então pensei em músicas que têm relação com o meu passado e com o meu presente aqui no Brasil.

Você tinha alguma influência da música brasileira?

Gosto de Tom Jobim e de João Bosco, mas agora estou conhecendo um mundo sem fim de músicos brasileiros. Sou apaixonada por Cássia Eller e Adriana Calcanhotto. Também gosto do trabalho de Marcelo Camelo, Silva, Dani Black, Seu Jorge e Ana Carolina.

Qual a sua música brasileira favorita?

Isso muda quase todos os dias, mas O Mundo É um Moinho, do Cartola, tem um espaço especial no meu coração. Quando ouvi a canção pela primeira vez, eu não sabia o significado das palavras, mas sentia uma conexão tão forte a ponto de entendê-la.

Como foi se apresentar com o Seu Jorge em um programa de TV?

Muito especial, porque ele foi o primeiro cantor brasileiro que eu conheci. Quando eu estava na faculdade, em Oxford, ele fez muito sucesso com os covers de David Bowie. Naquele momento, nem me dei conta de que ele era brasileiro. Mas gostava muito. Durante o período de gravação do meu disco, o (produtor) Rodrigo Vidal disse que o Seu Jorge queria cantar comigo. Fiquei tão feliz e eu não podia falar nada. Ele foi muito gentil.

Pretende ficar no país?

Eu estou curtindo muito o Brasil. Quando fiz os planos de morar aqui, muitos amigos disseram que  talvez eu não me adaptasse. Além da conexão forte que sinto com o país, acho que tudo o que aconteceu comigo é uma confirmação para  ficar.

 

+Jesuton lança clipe de “Because You Loved Me”

Comentários sobre "Cantora inglesa descoberta nas ruas do Rio, Jesuton fala sobre a sua trajetória" | Comente

  1. Cantora inglesa descoberta nas ruas do Rio, Jesuton fala sobre a … – Veja São Paulo | fontes ss comentou em 21/11/2012

    [...] Postado em 21/11/2012 por Carol Pascoal | Comentários [...]

  2. Waldyr Menetoo comentou em 22/11/2012

    Jesuton voce e uma mulher linda e com muito talento. Pela entrevista da para ver que e uma lutadora, viajou varios paises a procura de um reconhecimento musical. Encontrou finalmente no Brasil o que procurava. Nos os brasileiros desejamos a voce menina bonita e talentosa muita sorte, se bem que a propria sorte foi quem a encontrou. Jesuton voce e linda e carismatica!!!!!!! Esta docura no olhar e no sorriso conquistou os brasileiros, e a mim tambem. Jesuton, sou teu fan mesmo vivendo longe do Brasil, lhe digo voce esta no meu coracao…..um grande beijo!!!!!!!!!!!…..Waldyr Menetoo.

  3. Ronaldo Vieira comentou em 22/11/2012

    Simplesmente divina.

  4. Xavier comentou em 10/12/2012

    Sou o Xavier Jr. e escrevo a partir de Luanda.
    Vi-a pela primeira vez, através do programa do Apresentador Luciano Huck e vi uma de muitas de suas interpretações feitas nas ruas de SP.
    Sou um apreciador de boa música e acredita, Você dá-me boa música pra valer. És uma cantora excepcional.além de ser lindíssima.
    Desejo-le tudo de bom, êxitos em sua carreira artística e nos demais campos dessa vida.
    Estarei aguardando por suas músicas…
    P.s: se cuida!

    I’m Xavier Jr. and write from Luanda.
    I saw her for the first time through the program’s presenter Luciano Huck and saw a many of his interpretations made ​​on the streets of SP.
    I am a lover of good music and believe me, you give me good music for good. You’re a singer excepcional.além to be beautiful.
    I wish everything good read, successes in your career and in the other fields in this life.
    I’ll be waiting for your songs …
    P.s: take care!

  5. ELAINE KELLY comentou em 21/03/2013

    Eu acredito que Deus, tem um plano para cada um de nós. O de Jesuton, é esse de sucesso, por sua voz abençoada! Quando eu vi sua apresentaçao no programa do Huck, logo vi que seria SUCESSO! E ela merece! Foi atras do sonho pelo mundo, e o Mundo o trouxe. Fé, é crer, e ela acreditou! Deus abençoe todos que te ajudaram, pois na realização do seu sonho eles foram fundamentais junto ao seu grande talento! Um abraço, sou sua fã! Deus te abençoe!

  6. edna viera rocha comentou em 28/03/2013

    Quando escutei pela primeira vez a musica “ILL NEVER LOVE THIS WAY AGAIN na novela Salve Jorge,tema de Morena na Turquia,percebi que embora a música fosse antiga não era a cantora Dionne Werwick que cantava na naovela,embora a gravação original seja bonita,esta menina deu um toque todo especial nesta nova versão,a voz e linda e a interpretação simplesmente maravilhosa.Lendo a biografia dela,cheguei a conclusão que querer e PODER,saiu de um Pais do primeiro mundo para fazer sucesso no EMERGENTE BRASIL..virei sua fã e vou compra seu CD..beijos mulata linda cheia de charme,que o Brasil seja a sua segunda PATRIA!

  7. lu de lorenzo fernandez comentou em 03/04/2013

    Jesuton é uma estrela. Tem luz própria. Sem mais comentários…

  8. mark comentou em 03/04/2013

    dmais

  9. jose carlos ribeiro da silva comentou em 07/04/2013

    É SÓ UM SIMPLES DETALHE, EXISTEM VÁRIOS COMPOSITORES TALENTOSOS NESTE IMENSO BRASIL AI ESTA UMA PROFISSIONAL COMPLETÍSSIMA UMA VERDADEIRA MÁQUINA DE FAZER SUCESSOS.

  10. GISELE COSTA comentou em 11/04/2013

    ESTA MULHER E MARAVILHOSA ,SUA VOZ ME FAZ LEVITA,ME LEVA A LUGARES MARAVILHOSOS .LINDA SORTE SUCESSO NA SUA CAREIRA.

  11. Adriane Valadão comentou em 20/04/2013

    É lindo ver vocë cantar!

  12. patricia xavier comentou em 23/04/2013

    quando vi jesuton pela 1 vez fiquei maravilhada, e emocionada, com tanto talento, parabens por tudo, Deus vai te ajudar bastante, vc, merece, muita sorte, e eu te adorei, felicidades , Deus abençoe vc, sucesso.

  13. val comentou em 24/04/2013

    gente eu confesso que não a conhecia, mas a musica ficou marcada no meu coração, alias a do roberto ja estava muito cansativa, qdo o luciano, nesse sabado, avisou quem iria cantar, fiquei perpexa, credo como canta essa menina, gente, que simpatia, E dizem que Deus não existe….oh gente hipocrita, taí a prova. Parabens, nos brasileiros, quem ganhamos com uma voz fantastica.

    bjs

  14. veronice comentou em 01/05/2013

    quando a vi pela primeira vez tive certeza que seria susseso.que DEUS te proteja e seja muitofeliz

  15. veronice comentou em 01/05/2013

    quando a vi pela 1 vez tive certeza que faria muito susseso,que Deus te abençoe seja feliz.

  16. Pedro comentou em 20/05/2013

    Pois é, tomara que o publico brasileiro começe a mudar o gosto, a moça é um fenomeno, assim como Rosa Maria foi… mas cá para nós, não aguneto mais essa muisquinha nojenta de rape, funk pagode, que nivel baixo tem esse , esa coisa que não é Musica..
    Bem Mas JESUTOU, avante, usufrua do que o pdoeroso DEUS te deus , sabedroia, inteligencia a voz, mas cuidado, ficar no brasil não vai te levar ao sucesso… sorte e seucesso linda Jamaicana..

  17. edivana lopes comentou em 26/05/2013

    Jesuton, simplesmente D+.
    Pra quem gosta de MUSICA DE VERDADE.

  18. LAURINDO JOSE comentou em 26/05/2013

    QUANDO VI ELA CANTAR ,COMENTEI PARA UM COLEGA , QUE VOZ ELA TEM, INTERPRETAÇÃO PERFEITA , PARABÉNS SUCESSOS.

  19. jASMINE comentou em 18/06/2013

    LINDA!!!!!! TALENTOSA, BEM QUE O LUCIANO HULK PODIA NOS PRESENTEAR LEVANDO-A NO CALDEIRÃO + VEZES FICO ENCANTADA AO OUVI-LA, NÃO TEM COMO DESCREVER COMO A VOZ E A INTERPRETAÇÃO DELA SOA EM MEUS OUVIDOS É SIMPLESMENTE UM FENOMENO SOU FÃ INCONDICIONAL DELA

  20. clodoaldo comentou em 29/07/2013

    amei ver voce e cantando melhor ainda

  21. kedma cristina de miranda comentou em 01/08/2013

    Essa música embalou minha juventude sou apaixonada por ela, e na voz dessa ¨MULHER ficou maravilhosa. Digo essa mulher pois fico orgulhosa demais quando vejo uma vencer, e essa vitória me parece muito merecida.
    Parabéns

  22. robsonguimaraes comentou em 01/08/2013

    eu achei linda maravilhosa voce me conquistou

  23. Ana Maria Costa comentou em 05/08/2013

    Essa música fez parte da minha vida na juventude.Adoro e com essa voz maravilhosa fico emocionada. Parabéns e sucesso!

  24. wender comentou em 14/08/2013

    jesuton sua music e muito bonita e vc tbm tomara um dia q eu te conheca sou seu fa numero 1!

  25. LUNA comentou em 16/08/2013

    Sorte nossa ela estar entre nós. As vezes para se assistir a um bom cantor(a), temos que fazer longas viagens. Te assisti, adorei, voce é maravilhosa e merece toda a sorte do mundo. Continue a nos embalar com lindas músicas e sua meiguice. Procure manter o seu repertório com melodias como as que assisti. Não tente, para agradar a todos, incluindo rítimos e letras nojentos como funk, etc. Quem gosta dessas anti músicas que vá assistir nas favelas e nos morros.

  26. MARIA HELENA RODRIGUES PEREZ DE BONITO MS comentou em 17/08/2013

    ADOREI, ME FRAGILIZOU,ME
    EMOCIONEI,COMO CANTA MARAVILHOSAMENTE BEM, FICARIA HORAS TE OUVINDO, PENA QUE NÃO TE ENCONTREI PELAS RUAS, PARARIA TUDO PARA OUVÍ-LA.

  27. MENDONÇA comentou em 23/08/2013

    ESTOU ACOMPANHANDO ELE DESDE A PRIMEIRA ENTREVISTA NA GLOBO PARABÉNS ELA É GENIAL!….SIGA SEU CAMINHO,QUANDO SE NASCE ASSIM VAI LONGE…..

  28. Jesuton lança clipe de “Because You Loved Me” | Carol Pascoal – Passagem de Som comentou em 26/08/2013

    [...] +Cantora inglesa descoberta nas ruas do Rio, Jesuton fala sobre a sua trajetória [...]

  29. selena comentou em 29/08/2013

    :)

  30. selena comentou em 29/08/2013

    uma cantora otima as musicas sao muitos lindas…..{…..}

  31. carlos alberto da silva comentou em 31/08/2013

    Parabèns,a sua vós ,è linda ,e parabèns ,pela musica,eu adoro,valeu

  32. Luciene Costa comentou em 03/09/2013

    Jesuton
    uma voz belíssima e interpretação maravilhosa. Parabéns!!

  33. MAURA CUNHA comentou em 07/09/2013

    SUCESSO!!!! QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO-A.

  34. lorraine comentou em 27/09/2013

    jesuton canta pra caralho a voz dla e a voz duh povo(nao perai acho que nem a du povo e assim daria td pra conhece essa grande mulher)

  35. Música – Jesuton – I’ll never love this way again | Senhoras na Moda comentou em 01/11/2013

Comentar sobre "Cantora inglesa descoberta nas ruas do Rio, Jesuton fala sobre a sua trajetória"