Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Álamo Facó redimensiona o amor em “Mamãe”: “Eu era um filho rebelde e, antes da doença, a chamava de Marpe”

Álamo Facó escreveu e protagoniza o monólogo dramático “Mamãe” baseado em um período doloroso. O ator carioca, de 35 anos, retrata os três últimos meses de vida da arquiteta Marpe Facó (1947-2010), sua mãe, vitimada por um tumor cerebral. Dirigida por Facó e César Augusto, a montagem pode ser vista no Auditório do Sesc Pinheiros, de quintas […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 11h16 - Publicado em 6 jul 2016, 14h52
Álamo Facó: monólogo "Mamãe" estreia no Sesc Pinheiros

Álamo Facó: o monólogo “Mamãe” estreia no Auditório do Sesc Pinheiros na quinta (7), às 20h30

Álamo Facó escreveu e protagoniza o monólogo dramático “Mamãe” baseado em um período doloroso. O ator carioca, de 35 anos, retrata os três últimos meses de vida da arquiteta Marpe Facó (1947-2010), sua mãe, vitimada por um tumor cerebral. Dirigida por Facó e César Augusto, a montagem pode ser vista no Auditório do Sesc Pinheiros, de quintas a sábados, às 20h30, com ingressos a R$ 25,00, até 6 de agosto.

Quando a dor e a tristeza podem ser transformadas em arte?

Quando, no artista, a dor não dói mais e torna-se propulsora de uma transformação. Há em mim o desejo de entender o ser humano e sua complexidade. Quando vivi algo tão relevante e tão comum a todos como a morte de um ente querido, senti uma enorme necessidade de expor meu olhar sobre como lidamos com o doente terminal e as limitações da medicina clássica. Eu precisei falar sobre os tabus que permeiam a morte. O que eu estava vivendo era muito relevante, urgente e precisava ser compartilhado.

Continua após a publicidade

A sua mãe foi a primeira grande perda que você enfrentou na vida?

Antes dela, perdi minha avó, mãe dela, para o mesmo tumor, o glioblastoma multiforme.

+ Fernanda Torres em “A Casa dos Budas Ditosos”: “A pessoa mais libertária que temos hoje é o papa Francisco”.

Como foi o seu processo de criação?

Já no hospital, quando vi minha mãe perder suas faculdades, comentei com o Enrique Diaz (ator e diretor) que iria fazer um texto que desse voz ao que estava se passando na cabeça dela. Escrevi quase metade da peça e mostrei para a Dandara Guerra, minha ex-mulher.  Depois, numa outra etapa, fui até o final do texto e selecionei as músicas que tocam na peça hoje. A partir do momento que criei o final, senti muita necessidade de mostrá-la. Então, eu li na casa de muitos amigos, consegui me apresentar na galeria do Teatro Sérgio Porto e no Tempo Festival, no Rio. Nessa etapa, pude trocar com a plateia e perceber que havia algo muito potente ali, porém não infalível.

Quais cuidados você tomou para o filho não sufocar o artista, quero dizer, para que o texto ganhasse um interesse amplo? 

Como dramaturgo, eu sempre prezei o encontro com o espectador como uma das prioridades. Então, desde o início, sabia que a história de minha mãe teria que ser a história de cada um que senta no teatro. Tudo que é vivo nasceu de algo. Cresci na década de 90, vendo todos os filmes em cartaz. Em “Mamãe”, há também a influência dos roteiros desses filmes. Em vinte minutos de película, muitas vezes já está criada uma relação de anos com o espectador.

Álamo Facó em "Mamãe": os últimos cem dias de Marpe Facó no palco (Fotos: André Maceira)

Álamo Facó em “Mamãe”: os últimos cem dias de Marpe Facó no palco (Fotos: André Maceira)

Como é separar minimamente o artista do filho a cada noite, na hora de apresentar o espetáculo, para não desabar, para não sofrer demais?

A peça é claramente inspirada em minha vida pessoal, mas minha escrita é também a de um escafandrista. Não sofro em cena. Nem durante os dias de espetáculo. Aconteceu, sim, muitas vezes, de me emocionar com lembranças ou com a história de algum espectador, no final da apresentação. O cérebro trata de nos fazer esquecer esses períodos difíceis, para seguirmos adiante. E aí vem o artista e vasculha tudo de novo. Depois de minha mãe, já perdi alguns amigos para a mesma doença. A morte em si, não me comove. Mas a forma aviltante como essas pessoas morreram me deixou sempre muito comovido.

+ Eva Wilma e Nicette Bruno ensaiam sob a direção de Claudio Botelho.

Nesses cem dias que você ficou ao lado de sua mãe, o que teve de diferente na convivência de vocês?

Eu era um filho rebelde e, antes da doença, a chamava de Marpe. Mas havia entre a gente uma admiração recíproca. Quando ela ficou doente, eu vi aquele momento, ingenuamente, como uma injustiça do destino. Ela espalhava o bem por onde passava. Foi uma das fundadoras da revista “Ocas”, por exemplo, que recupera a dignidade de moradores de rua. E era dura de grana. Fazia isso para ajudar mesmo. Eu, por outro lado, sempre me comovi muito com as injustiças alheias. Eu me inflamava. Mas, dessa vez, a vítima era minha mãe. Eram muitas invasões hospitalares. Você entra no hospital e vira um número. Assim como lutamos hoje por leis que permitam que a mulher decida o que quer fazer com seu corpo, chegará o dia em que voltaremos nossos olhares para a medicina clássica e reivindicaremos leis que nos permitam opinar, de alguma forma, em como queremos viver nossos últimos meses de vida.

+ Antonio Fagundes abre ao público ensaios de “Vermelho”.

Você tentou de alguma forma recuperar o tempo perdido, procurou encontrar momentos de felicidade no que fosse possível?

Com a Marpe, procurei fazer daquele período algo muito animado. Isso era extremamente contraditório e teatral. Eu projetava filmes do Gene Kelly no teto do hospital e colava cartazes de peças na parede do quarto. Colava tudo que achasse belo: uma mandala, uma onda no mar, um girassol, tudo. E eu disse que iria contar sua história. Nesse período, ela só conseguia pronunciar uma palavra. Todas as outras eram impossíveis de organizar a língua. Então, Marpe ouviu que eu contaria aquilo tudo e respondeu: “Show!”.

"Mamãe": Álamo Facó é dirigido por Cesar Augusto no espetáculo que fica em cartaz até 6 de agosto

“Mamãe”: Álamo Facó é dirigido por Cesar Augusto no espetáculo que fica em cartaz até 6 de agosto

Quer saber mais sobre teatro? Clique aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.