Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Inclusão por meio do esporte

No próximo domingo, dia 29, na região do Ibirapuera, uma corrida muito bacana vai reunir 10 000 atletas que se juntarão a pelo menos 2 000 pessoas entre participantes dos projetos do Instituto Olga Kos (IOK). Trata-se da Corrida e Caminhada Inclusão a Toda Prova, organizada para ressaltar a importância do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 14h05 - Publicado em 26 nov 2015, 08h59
Dividir o treino em etapas é o segredo para melhorar o desempenho Crédito: Latinstock

Prova chega a sua segunda edição com percusos de 4,5 k e 10 k (Crédito: Latinstock)

No próximo domingo, dia 29, na região do Ibirapuera, uma corrida muito bacana vai reunir 10 000 atletas que se juntarão a pelo menos 2 000 pessoas entre participantes dos projetos do Instituto Olga Kos (IOK). Trata-se da Corrida e Caminhada Inclusão a Toda Prova, organizada para ressaltar a importância do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro. Nessa segunda edição do evento, os participantes puderam escolher entre a caminhada de 4,5 k ou a corrida, com distâncias de 4,5 k e 10 k. A prova distribuirá troféus para os três primeiros colocados, masculino e feminino, de cada modalidade, e todos ganharão medalha de participação.

Ele correu 15 maratonas abaixo de 3 horas

O Instituto Olga Kos tem entre seus projetos a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual, especialmente a Síndrome de Down, por meio do esporte, em modalidades como karatê e taekwondo. Entre as ações do IOK está o calendário olímpico de inclusão 2016, que contou com a participação de ídolos do esporte brasileiro, como os jogadores de basquete Hortência e Oscar Schmidt, o nadador Gustavo Borges e a ginasta Laís Souza.

Continua após a publicidade

Vamos parar de mimimi: o que vale é o tempo oficial

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural é uma associação sem fins lucrativos, com qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que atende cerca de 2500 crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, na cidade de São Paulo. Fundado em 2007, tem como missão abrir canais de comunicação pela arte e pelo esporte, e, por meio deles, promover a inclusão social e cultural destas pessoas. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar formada por artistas plásticos, arte-educadores, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, mestres em karatê e taekwondo, profissionais multimídia e pedagogos.

As oficinas de esportes buscam incentivar a prática de atividade física, estimular o desenvolvimento motor e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Já as oficinas de artes apostam na divulgação da diversidade cultural e artística de nosso país para expandir o acesso à cultura, incentivar o exercício da arte e desenvolver os canais de comunicação e expressão dos participantes, por meio dos programas: “Pintou a Síndrome do Respeito” e “Resgatando Cultura”.

Continua após a publicidade

Os ingredientes essenciais para uma dieta funcional

Todas estas atividades visam garantir que a pessoa com deficiência intelectual reúna condições de participar de forma mais efetiva da sociedade da qual ela faz parte. Além disso, o IOK desenvolve a articulação de redes de apoio para geração de renda e inclusão no mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições que promovem o aprendizado de habilidades profissionais.

Um ótimo exemplo de ação! Que possamos ter cada vez mais iniciativas como essa!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.