Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Usar rabo de cavalo ou boné todo dia causa queda dos cabelos?

O dermatologista Cláudio Wulkan, do Hospital Israelita Albert Einstein e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, responde

Por Catherine Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 Maio 2017, 19h50 - Publicado em 18 Maio 2017, 19h45

A resposta é: depende.

As principais causas para a queda dos cabelos são doenças no couro cabeludo e calvície por fator genético.

Porém, se o cabelo for preso com elástico puxando muito os fios por um longo período de tempo (durante dias seguidos, por exemplo), essa tração excessiva pode gerar a chamada alopecia tracional, ou seja, a queda dos cabelos em uma determinada região.

“Esse problema acontece quando a pessoa puxa as madeixas de forma muito intensa, impedindo a chegada de sangue suficiente para a raiz do cabelo e causando a morte do fio”, explica Cláudio Wulkan, dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Continua após a publicidade

No caso dos bonés, o maior problema é o abafamento do couro cabeludo. O fato de deixar o cabelo preso embaixo do chapéu causa sudorese e oleosidade, fator que é agravado em pessoas que apresentam a dermatite seborreica – excesso de oleosidade no cabelo. Esse quadro pode gerar uma queda de cabelo progressiva, algo que o indivíduo não teria se não usasse o acessório. 

Para aqueles que precisam prender o cabelo ou usar bonés no trabalho, Wulkan aconselha: “Se possível, faça a troca desses acessórios pelas toucas. Elas realizam a função de guardar os fios, mas deixam o couro cabeludo solto e arejado”.

Outras recomendações são: manter os cabelos sempre limpos; e deixar os fios soltos. Caso queira prender, faça de forma mais suave e menos recorrente. E evite usar bonés ou outros chapéus por um período contínuo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.