Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Cinco vezes em que o Carnaval de SP saiu do controle

Relembre alguns momentos da festa que geraram polêmica e foram notícia

Por Roosevelt Garcia
Atualizado em 27 fev 2017, 19h49 - Publicado em 27 fev 2017, 17h38

Carnaval é sinônimo de alegria, e a festa mais esperada do ano para muita gente. Mesmo assim, pequenos quiprocós acontecem vez ou outra, principalmente durante as apurações das notas. Confira cinco deles, que marcaram a festa nos últimos anos:

Desfile da Império da Casa Verde em 2003: quase rebaixada
Desfile da Império da Casa Verde em 2003: quase rebaixada (Foto: Reprodução) ()

1. Em 2003, o presidente da Liga Independente das Escolas de Sampa havia dito que naquele ano as três escolas de samba com menor pontuação seriam rebaixadas para o grupo de acesso, porque o número de escolas do Grupo Especial seria reduzido. Império da Casa Verde e Águia de Ouro ficaram empatadas na antepenúltima posição, o que fez o presidente Robson de Oliveira voltar atrás e rebaixar somente as duas últimas colocadas, mantendo Casa Verde e Águia no grupo especial. Isso gerou reclamações de todas as escolas, exceto, é claro, dessas duas.

Rosas de Ouro_2158
Rosas de Ouro em 2010: homenagem ao chocolate (Foto: Vanessa Carvalho/News Free ) (Vanessa Carvalho/News Free)

2. A Rosas de Ouro foi campeã em 2010, com um enredo sobre chocolate, mas teve de mudar a letra do samba na última hora, porque a Rede Globo, detentora dos direitos de exibição do desfile, não queria que as palavras “cacau é show” fossem ditas, porque pareceriam uma forma de publicidade disfarçada da marca de chocolates Cacau Show.

Vandalismo - Carnaval - Tiago Ciro Tadeu - Impédio da Casa Verde - 2258
Tiago Ciro Tadeu Faria, integrante da Império da Casa Verde: notas rasgadas ao vivo (Foto: Reprodução) (Reprodução)

3. Durante a apuração em 2012, um integrante da escola Império da Casa Verde invadiu a área dos jurados e rasgou todas as notas que ainda não tinham sido anunciadas. Tumulto e vandalismo se seguiu, e cinco prisões foram feitas. A Mocidade Alegre foi declarada vencedora, porque estava na frente quando a apuração foi interrompida.

Continua após a publicidade

4. Em 2016, um barraco marcou a apuração das escolas de samba depois que notas da Império da Casa Verde e Dragões da Real sumiram. Pelo regulamento, se uma nota some, ela fica válida como 10. Um tumulto começou e a polícia teve que intervir, prendendo um integrante da Gaviões da Fiel, cuja escola abandonou a apuração por protesto.

Ju Isen na Unidos do Peruche: nudez e expulsão do desfile (Foto: Reprodução)
Ju Isen na Unidos do Peruche: nudez e expulsão do desfile (Foto: Reprodução) ()

5. No desfile das escolas de 2016, a modelo Ju Isen, aquela mesma da polêmica atual mostrando o que não devia na Rede TV!, foi expulsa do Sambódromo após tirar toda a roupa em protesto, durante o desfile da Unidos do Peruche, na qual era um dos destaques. A polêmica começou porque ela usava um tapa-sexo com a caricatura da então presidente Dilma Rousseff coberta com um sinal de proibido, deixando clara sua posição política. Os dirigentes da escola não gostaram do protesto e fizeram a modelo trocar de fantasia. Por causa disso, ela resolveu tirar a roupa toda no meio do desfile da escola.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.