SP tem 6 hospitais públicos entre os melhores do mundo, segundo ranking
Cardiologia, oncologia e neurologia são algumas das especialidades que os hospitais públicos paulistas mostram excelência

O ranking World’s Best Specialized Hospitals 2026 mostrou que seis hospitais públicos do estado de SP estão entre os melhores do mundo. As instituições paulistas que tiveram destaque foram: Instituto do Coração (InCor), Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Hospital das Clínicas da FMUSP, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), Hospital das Clínicas da Unicamp de Campinas, Hospital São Paulo Unifesp
O levantamento considera diversas especialidades da medicina, como oncologia, cardiologia, cirurgia cardíaca, neurologia, pediatria, ortopedia, entre outras. Além disso, considerando também os hospitais privados, SP apresenta ao todo 18 unidades no levantamento de excelência.
Algumas das instituições particulares paulistas indicadas são: Hospital Sírio Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Infantil Sabará, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Especialidades de destaque na rede pública
No campo da cirurgia cardíaca e cardiologia, o InCor ficou em 28ª e 12ª posições, respectivamente, superando o particular Hospital Israelita Albert Einstein. A instituição pública atingiu sua melhor colocação histórica no mundo em cardiologia, subindo 6 categorias em relação ao último ranking 2025.
Em endocrinologia, o Hospital da Unicamp em Campinas ocupou 96ª posição dos 150 analisados pelo levantamento, subindo uma colocação.
Na área de gastroenterologia, o Hospital das Clínicas da FMUSP subiu 8 categorias e ficou na 117ª lugar. Além disso, no campo da neurologia, a instituição se consagrou como melhor do Brasil em 32ª.
Na oncologia, o Icesp ficou na colocação 182 dos 300 melhores do mundo, subindo 7 posições em relação à última edição do ranking.
Ortopedia também é outro campo de destaque para o Hospital das Clínicas da FMUSP que ficou em 74ª lugar no levantamento.
Já no campo da Pediatria, o Hospital de Ensino da UNIFESP se estabeleceu na 112ª posição.
De todas as categorias analisadas pelo ranking apenas as especialidades de Pneumologia e Urologia não apresentaram instituições públicas como destaque.