Continua após publicidade

São Paulo libera 2ª dose da Pfizer para grávidas que tomaram AstraZeneca

Público deve assinar um termo de ciência

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 jul 2021, 14h40
Imagem mostra mulher gestante usando vestido com mãos sobre a barriga
 (Pixabay/Divulgação)
Continua após publicidade

O governo de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (21) que grávidas e puérperas que tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca poderão concluir a vacinação com uma segunda dose do imunizante da Pfizer.

“A medida passa a valer a partir desta sexta-feira, dia 23, e é válida a todas as gestantes e puérperas que tomaram primeira dose da AstraZeneca e que poderão tomar a segunda dose da Pfizer”, disse o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB).

O caso ocorre após a aplicação da vacina da Fiocruz/AstraZeneca ser paralisada em gestantes e puérperas: esse público precisava aguardar o parto e fim do período puérpero (45 dias) para receberem a segunda dose da AstraZeneca.

As mulheres deverão assinar um termo de ciência no momento da aplicação. “A gente pede que essas gestantes que tomaram a primeira dose da AstraZeneca verifiquem seu cartão vacinal. Então, procure a unidade básica de saúde, de preferência onde já tomou a sua primeira dose para, no prazo, tomar a segunda dose da vacina da Pfizer”, disse a coordenadora geral do PEI (Plano Estadual de Imunização), Regiane de Paula.

A decisão foi embasada em estudos que demonstraram boa proteção com a chamada “intercambialidade” das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer, e ocorre após recomendações da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações e do Centro de Contingência do Coronavírus.

Continua após a publicidade

Desde maio, 8,8 mil grávidas e puérperas receberam a primeira dose da AstraZeneca e poderão retornar aos postos de saúde para completar o esquema vacinal. Em toda a campanha, 229 000 delas já iniciaram o esquema e 34 600 já estão completamente imunizadas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.