Continua após publicidade

São Paulo elimina transmissão do HIV de mãe para filho, diz ministério

Cidade é a terceira do país a conseguir certificação sobre contágio no período da gestação, no parto ou pelo aleitamento materno

Por Estadão Conteúdo
14 nov 2019, 15h07
Imagem mostra dezenas de balões vermelhos subindo em direção ao céu ao lado de prédio do Hospital das Clínicas da USP
Balões vermelhos soltados na Avenida Doutor Arnaldo no Dia Mundial de Combate à Aids (Alexandre Carvalho/Fotos Públicas/Divulgação)
Continua após publicidade

A cidade de São Paulo conseguiu eliminar a transmissão do HIV de mãe para filho. Na quarta-feira (13), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou ao prefeito Bruno Covas que o município vai receber o Certificado de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. A capital paulista é a terceira cidade do País a receber a certificação — a primeira foi Curitiba, em 2017.

A eliminação da infecção do vírus de mãe para o filho durante o período da gestação, no parto ou pelo aleitamento materno, está entre as prioridades do Ministério da Saúde para controle das infecções sexualmente transmissíveis.

Em sua conta no Instagram, o prefeito Bruno Covas (PSDB) publicou um vídeo comentando a conquista do certificado. “Recebi ontem a confirmação do ministro da Saúde que a cidade de São Paulo será certificada com o fim da chamada transmissão vertical da Aids, ou seja, aqui em São Paulo, por conta de uma série de políticas públicas que vêm sendo adotadas ao longo dos anos, que foram mantidas e ampliadas na nossa gestão, acabou a transmissão que é feita da mãe para o filho, para o feto, para a criança.”

“Isso é uma grande conquista para a cidade. A cidade de São Paulo é a terceira cidade do País a conseguir essa certificação que, pela sua dimensão, talvez seja agora a maior cidade do mundo a ter eliminado a transmissão vertical”, afirma no vídeo gravado no Hospital Sírio-Libanês, onde estava internado.

Covas elogiou ainda os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e ONGs que atuam com o tema.

Continua após a publicidade

Além de Curitiba, apenas o município de Umuarama, também no Paraná, conseguiu erradicar esse tipo de transmissão. O Brasil é signatário do compromisso mundial de eliminar a transmissão vertical do HIV.

A certificação é dada para municípios com mais de 100 000 habitantes e que tenham taxa de detecção de HIV inferior a 0,3 casos por mil nascidos vivos, e proporção anual inferior a 2% de crianças expostas ao vírus que soroconverteram (quando tornam-se positivas para o HIV).

No mundo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dezessete países e territórios nas Américas conseguiram eliminar a transmissão de mãe para filho do HIV e da Sífilis. Entre eles estão os Estados Unidos, Canadá e Chile. O Brasil faz parte das nações que tiveram progresso nos últimos anos e está próximo da eliminação.

Continua após a publicidade

+ OUÇA O PODCAST #SPsonha

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.