Idoso de Bertioga recebe doses diferentes de vacina contra Covid
Prefeitura diz tratar-se de erro humano e vê caso isolado
Um homem de 93 anos, morador de Bertioga, no litoral Norte, recebeu duas doses diferentes de vacinas contra a Covid-19. O erro foi percebido pelos funcionários do posto médico onde o idoso foi imunizado, mas não a tempo de evitar a segunda vacinação. Segundo a prefeitura, o engano foi provocado por falha humana e não há outros casos parecidos.
Ao portal G1, a filha do aposentado João Raimundo de Sousa disse que não percebeu o engano. “Falei para as duas enfermeiras que me atenderam que ele tinha ido tomar a segunda dose do Butantan, ela preencheu uns papéis, pegou o cartão de vacinação e entrou na enfermaria para pegar a vacina. Nessa sala, eu informei uma terceira enfermeira de que ele iria tomar a segunda dose da CoronaVac”, disse Fatima de Sousa Miguel.
A filha relata que ficou feliz em ver o pai vacinado e não verificou os nomes dos imunizantes. “Veio a enfermeira que tinha aplicado, a chefe da enfermeira e uma terceira pessoa na minha porta. Eu fiquei assustada, perguntei o que tinha acontecido e elas disseram que o meu pai tinha tomado a dose da vacina que não era do Butantan. Eu gelei, pensei que ia dar uma reação. Ele não teve nada, está bem”.
Não há estudos complexos sobre os riscos de administração de dois imunizantes diferentes. Agora, a prefeitura vai imunizar o aposentado com a dose da Coronavac.