Hospital Ortopédico AACD amplia estrutura
Complexo especializado em ortopedia vai incrementar o volume cirúrgico em 40%; serão 15 salas cirúrgicas e 140 leitos hospitalares
Quando se fala em AACD, a maioria das pessoas tem a imagem de que se trata de uma entidade destinada apenas ao trabalho assistencial de crianças com deficiência física. De fato, a Instituição nasceu em 1950 com essa proposta, mas o que muita gente não sabe é que ela evoluiu ao longo das décadas e hoje conta com um complexo hospitalar neuro-ortopédico localizado no Bairro do Ibirapuera, em São Paulo, com estrutura e corpo clínico de ponta que atende pacientes ortopédicos com qualquer patologia nesse campo, via convênios, de forma particular e SUS – neste caso, quando encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Nosso know-how obtido com tantos anos de experiência e o fato de sermos especializados em ortopedia nos possibilita ser um dos principais centros de referência na área e oferecer um atendimento diferenciado para todos os tipos de casos, dos mais simples aos mais complexos, para pessoas de todas as idades. Em 2022 realizamos cerca de 7 mil cirurgias ortopédicas”, diz Valdesir Galvan, CEO da AACD.
Outro diferencial é que é possível realizar exames, cirurgias, fisioterapias e reabilitações em um só lugar. Além disso, o fato da equipe multidisciplinar, que conta com médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, anestesistas e infectologistas, entre outros profissionais, ser especializada na área ortopédica, faz muita diferença no resultado do tratamento. “Nossa equipe de anestesistas, por exemplo, sabe lidar com deformidades que podem comprometer as vias aéreas superiores dos pacientes, o que é imprescindível em alguns casos”, destaca a Dra. Alice Rosa Ramos, superintendente de Práticas Assistenciais da AACD.
Os protocolos clínicos construídos com o conhecimento acumulado ao longo de décadas de trabalho também faz a diferença. “Temos protocolos bem estabelecidos de atendimento e isso unido ao conhecimento técnico que nossos profissionais têm nos permite ter mais eficiência na desospitalização, ou seja, o paciente tem alta mais rápido e fica menos exposto a riscos de infecção”, reforça Emanuel Toscano, superintendente de Operações da AACD.
O acolhimento aos pacientes e suas famílias também se destaca no Hospital Ortopédico AACD, que tem a humanização como um dos pilares do seu trabalho. Todos esses predicados renderam inclusive reconhecimento internacional através de duas certificações: a Qmentum, do Canadá, que orienta e monitora padrões de segurança do paciente e alta performance em atendimento, e a norte-americana Planetree, que posiciona a Instituição como referência em atendimento humanizado, com cuidado centrado na pessoa.
E para que mais pessoas possam se beneficiar desse serviço de excelência o volume cirúrgico do hospital está sendo ampliado em 40%. A partir de agosto deste ano contará com 15 salas cirúrgicas e 140 leitos hospitalares. “Isso é muito importante para a nossa receita, já que a maior parte dela vem dos atendimentos do setor privado”, afirma Galvan. “Por isso, ao contrário do que muitos possam imaginar, os pacientes que se internam no hospital de forma particular ou via convênio não tiram a vaga dos que são advindos do SUS, muito pelo contrário, eles possibilitam que mais pessoas possam ser atendidas de forma filantrópica.”
Centro de Excelência em Escoliose
O Hospital Ortopédico AACD conta com leitos de internação, UTI, equipe multidisciplinar especializada no tratamento de deformidades na coluna vertebral e centro cirúrgico que oferece muito mais segurança ao médico e ao paciente. Um diferencial é o O-ARM, utilizado especialmente em cirurgias de escoliose, que fornece imagens tridimensionais e em tempo real da coluna para ajudar os médicos na correção das curvaturas durante o procedimento cirúrgico. “Investimos muito em tecnologia e mão de obra no tratamento dessa patologia e isso nos transformou em um centro de referência”, conta Alice.
Outra inovação no centro cirúrgico é a possibilidade de transmissão em tempo real dos procedimentos por meio de câmeras estrategicamente posicionadas nas salas, o que ajuda a difundir as técnicas utilizadas. Aliás, tecnologia de ponta é o que não falta no Hospital Ortopédico AACD. Alguns exemplos são o Andago, tecnologia robótica que segue a intenção de movimento do paciente, Lokomat, tecnologia que estimula as funções motoras por meio da reprodução da marcha, InMotion, que auxilia o paciente a realizar movimentos, e sala de reabilitação virtual, que trabalha os movimentos de forma lúdica.