Ex-combatente da 2ª Guerra é vacinado contra a Covid-19 aos 99 anos
Miguel Garofalo participou da Batalha de Monte Castello, no Norte da Itália, em 1944, onde foi ferido nas costas e nos braços pelas tropas alemãs de Hitler
Ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, Miguel Garofalo, de 99 anos, foi vacinado contra a Covid-19 neste sábado (6) em Santo André, na Grande SP. A reportagem é do site G1.
Integrante da tropa de pracinhas brasileiros que lutaram na Itália ao lado das tropas aliadas — formada por Estados Unidos, França e Inglaterra —, Garofalo estava desde o início da pandemia em casa, sem poder ter contato com netos e bisnetos, pelo perigo da doença.
“É uma alegria para nós essa vacinação, porque ele sente muita falta da família e das tardes de pescaria com os netos e amigos. Todo mundo está muito feliz com mais essa vitória do meu pai. É como se ele tivesse vencendo uma Terceira Guerra Mundial”, disse a filha Marisa Garofalo, que vive com o pai no ABC Paulista.
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90
Miguel Garofalo participou da famosa Batalha de Monte Castello, no Norte da Itália, que impediu o avanço do exército alemão de Adolf Hitler para o resto da Europa, em 1944.
Além de ter sido uma dos últimos conflitos da 2ª Guerra em solo italiano naquele ano, a Batalha de Monte Castello também é famosa por ter contado com a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A FEB teve cerca de 417 baixas naquele conflito, entre mortos, feridos e desaparecidos. E Garofalo foi um desses soldados feridos pelos soldados inimigos, atingido por estilhaços de granadas nas costas e no braço.
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90
Para voltar ao Brasil, Miguel Garofalo passou por uma longa recuperação em um hospital de campanha italiano, mesmo depois do fim do conflito mundial, que terminou em 7 de maio de 1945.
Ele ainda ficou internado vários meses em um hospital militar do Rio de Janeiro e sempre narra, aos netos e bisnetos, que recebeu a visita pessoal do então presidente da República, Getúlio Vargas.
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90
“Meu pai é um sobrevivente de guerra de verdade. Foi um longo período de internação depois do conflito na Itália. E esse período de quarentena longe da família também abalou muito ele. Foi uma longa batalha até essa vacina chegar. Apesar do Alzheimer em estágio inicial, ele é ativo, gosta de conversar, pescar e ver os amigos e a família. Então, não foi fácil esse período de quarentena. E por isso esse sábado está sendo tão feliz pra nós todos”, afirmou a filha.
Vacinação em Santo André
Miguel Garofalo foi vacinado no Paço Municipal de Santo André, após o neto marcar a visita pela internet.
“De dentro do carro ele brincou com enfermeiros e profissionais de saúde da cidade e se disse alegre por tomar a vacina. É uma bênção pra toda a família. Agora vamos esperar a segunda dose pra que ele tenha segurança de voltar a receber aos poucos a família, até que todo mundo, inclusive eu, que tenho 67 anos, possamos tomar a vacina também”, afirma Marisa.
A família do avô é formada por quatro filhos, oito netos e oito bisnetos.
Assim como em São Paulo, a cidade de Santo André adiantou o início da vacinação de idoso com mais de 90 anos para este sábado (6). A vacinação está sendo realizada no município por sistema drive-thru em três pontos: o Paço Municipal, o estádio Bruno José Daniel e na Craisa, a Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André.
O município espera vacinar cerca de 4 059 com mais de 90 anos na cidade antes de ampliar a vacinação para outras faixas etárias, segundo a prefeitura.